em

Palmeira é primeira cidade no Paraná a ter segundo idioma

Iniciativa partiu do Museu de Witmarsum e da associação de moradores da colônia / Foto: Divulgação

O município de Palmeira se tornou o primeiro município do Paraná a cooficializar um segundo idioma. Além do português, o plautdietsch, também chamado “baixo alemão menonita”, é o segundo idioma de Palmeira.

O idioma se desenvolveu nos século XVI e XVII em uma região específica da Prússia – antiga Alemanha. Imigrantes trouxeram o idioma para o município, e ele até hoje é usado, principalmente na Colônia Witmarsum.

Segundo idioma de Palmeira

A novidade foi compartilhada nesta semana nas redes sociais, sendo replicada na página do Facebook da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – Adetur Campos Gerais.

O diretor do Museu de Witmarsum (Heimat Museum Witmarsum), Ricardo Kasburg Philippsen, explica que a iniciativa partiu da instituição. O museu está vinculado à associação de moradores local, que teve parceria e total apoio da Prefeitura de Palmeira. O local está temporariamente fechado para reformas.

A legislação

O processo levou cerca de três anos, e culminou na lei municipal 5.348/2021. O texto informa, no artigo 1º, que “A Língua Portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil e no Município de Palmeira, fica cooficializada a Língua Plautdietsch”.

Um decreto (13.958/2020) já reconhecia o idioma como bem cultural de natureza imaterial, ocasião em que o plautdietsch passou a integrar, oficialmente, o patrimônio cultura do Município de Palmeira.

A colônia

“A lei dá respaldo legal para usar o idioma em âmbito público e particular. Isso significa o emplacamento de estradas e o ensino em escolas. Isso ajuda a guardar nossa cultura e manter as características daqui”, explica Philippsen. Como o idioma é mais comum na Colônia Witmarsum, as ações deverão ser voltadas, principalmente, a essa comunidade.

O turismo

O município também ganha com isso, fortalecendo seu apelo turístico. A região de Witmarsum já tem esse foco em virtude da arquitetura, tradições, belezas naturais e riqueza geológica. Com a valorização do idioma plautdietsch, o turismo deve se fortalecer, se estendendo à música, teatro e gastronomia. Está prevista, inclusive, a comemoração da cultura plautdietsch durante a semana alusiva ao aniversário da Colônia Witmarsum.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.