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Ônibus lilás? Entenda por que o veículo circula no Paraná

Foto: Divulgação

O lilás e seus tons vão tomar conta do Paraná em agosto. O ônibus na cor lilás está percorrendo os 399 municípios paranaenses para levar informações às mulheres sobre violência doméstica e a garantia de direitos, além de orientação psicológica, jurídica e de assistência social a esse público.

Ônibus lilás

A ideia é reforçar, por meio da cor, representada também em um laço de fita, ações de prevenção, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Toda a primeira semana do mês será dedicada ao tema, atendendo à lei estadual 19.972/2019. Para isso, em parceria com diferentes instituições, públicas e privadas, o Estado intensifica processos, atuando de forma estratégica no enfrentamento à violência doméstica.

Como forma de ampliar a vigilância, o Estado lançou em março o terceiro Plano Estadual dos Direitos da Mulher, com previsão de 87 ações a serem aplicadas pelas Secretarias do Governo do Paraná que envolvem as políticas públicas para as mulheres.

O ônibus é uma unidade itinerante que conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas pelas psicólogas. Além disso, recebem orientação jurídica e têm acesso a material gráfico para conscientização de seus direitos.

Os municípios visitados são previamente definidos com as prefeituras. O atendimento é levado a localidades distantes, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas. Entre janeiro de 2019 e março de 2022, foram realizados 2.424 atendimentos no Ônibus Lilás em municípios de todas as regiões do Estado, que receberam 13.025 mulheres.

Sejusc

O Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), conta com dez Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, sendo um estadual e nove municipais. O espaço oferece atendimento e acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica realizado por equipe multidisciplinar, especialmente capacitada, além de articular o acesso a programas de educação e de inserção no mundo do trabalho. Foram realizados mais de 10 mil atendimentos desde 2019.

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