em

Onda de calor deve atingir sul do Brasil, diz meteorologia

Foto: Arquivo DCmais

Uma forte onda de calor atingirá o Sul do Brasil com máximas que vão superar os 40ºC. Uma massa de ar muito quente e seca tomará conta do Centro e do Nordeste da Argentina na semana e vai se expandir para os territórios uruguaio e paraguaio, além da parte meridional do território brasileiro.

Será a primeira forte onda de calor na região no verão meteorológico (trimestre de dezembro a fevereiro).

Previsão de mais de 40 °C no Sul do País

Rio Grande do Sul

A semana que começa será toda ela quente no Rio Grande do Sul com tardes de calor, porém as marcas nos termômetros devem se elevar principalmente de quarta ou quinta em diante na maioria das localidades com registros de máximas muito acima do normal para esta época do ano e calor em alguns municípios no patamar observado na onda de calor de janeiro deste ano.

O Oeste e o Noroeste do estado gaúcho serão as áreas mais atingidas no Rio Grande do Sul pelo calor extremo pela proximidade do centro da bolha de calor no Nordeste da Argentina. A previsão a partir da segunda metade da semana é de máximas ao redor ou acima de 40ºC.

Foto: METSUL

No Noroeste gaúcho, após um começo de semana já muito quente, haverá um pronunciado aumento das máximas a partir de quarta-feira, quando a região já pode ter 38ºC ou mais. Na quinta e na sexta, as máximas devem ficar em torno dos 40ºC com algumas estações marcando valores acima.

No próximo fim de semana, a temperatura seguirá extremamente alta, mas temporais e chuva localmente forte podem impedir marcas tão extremas em algumas cidades. O calor intenso também vai se fazer sentir na Grande Porto Alegre, embora sem a mesma força prevista mais a Oeste.

Paraná e Santa Catarina

O Oeste de Santa Catarina e do Paraná serão as áreas mais atingidas pelo calor intenso nos dois estados. A elevação maior da temperatura é esperada de quinta-feira em diante, quando as máximas passam de 35ºC em diversos municípios à medida que o ar mais quente avançará da Argentina e do Paraguai.

São esperadas máximas de 35ºC a 37ºC no Oeste catarinense e Sudoeste paranaenses, mas pontos isolados podem ter até marcas superiores. Esquenta muito no final da semana também em outras cidades dos dois estados e se espera muito calor, por exemplo, no Sul catarinense.

Informações dos conteúdos da MetSul.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.