Menu
em

Onça recebe tratamento com células-tronco no Paraná

Filhote de onça recebe tratamento com células tronco em Londrina (PR)

Um filhote de onça recebe tratamento com células-tronco em Londrina (PR). O filhote de onça-parta se recupera de sequelas de um atropelamento no Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) em Londrina, onde recebe todos os cuidados necessários. O tratamento é experimental.

O animal deu entrada no CAFS há dois meses com ferimentos graves. Ele apresentou sequelas neurológicas após o atropelamento em uma rodovia próxima a Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. 

Para realizar a cirurgia com células-tronco, a equipe médica contou com a parceria do centro de tecnologia celular animal MEDMEP, de São Paulo. 

Células-tronco são de gato

Para o procedimento, o filhote de cinco meses foi sedado e foram aplicadas 10 milhões de células-tronco (0,4 ml) por injeção peridural, com objetivo de recuperar as funções neurológicas.

As células-tronco foram coletadas de um gato e estavam congeladas em São Paulo. 

“O tratamento de células-tronco em animais selvagens ou silvestres ainda tem muito a ser estudado e pesquisado. Após o resultado deste procedimento a expectativa é utilizar o método em outros animais com problemas de saúde, principalmente articulares, locomotores e alguns tipos de lesão”, explica a diretora e responsável técnica do hospital veterinário da UniFil, Mariana Cosenza. 

A onça está internada e passa por avaliação médica periódica para avaliar o tempo de ação do tratamento injetado. 

Tratamento com células-tronco

Uma injeção de células-tronco sempre é aplicada no órgão machucado ou doente do animal. A partir de então, elas assumem o formato das demais células do organismo e com isso os tecidos passam por um processo de regeneração. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile