Menu
em

Ocupação de leitos covid segue em queda no Paraná

(Foto: Rodrito Felix Leal/AEN)

A taxa de ocupação de leitos por pacientes com covid-19 continua diminuindo no Paraná, conforme apontam os boletins oficiais da pandemia. Levantamento feito pelo Diário dos Campos e portal dcmais mostra que o número de pacientes em leito de enfermaria exclusivo para suspeita ou confirmação de covid caiu 29,4 % desde o início do mês, até essa segunda-feira (18). No mesmo período, o número de pacientes em leito de UTI reduziu 23,3%.

Os números se referem apenas aos leitos SUS adulto, não contemplando os disponíveis na rede privada de atendimento. Embora ocorram oscilações, há uma diminuição no número total de pacientes internados, o que leva o estado a reduzir o número de leitos ofertados. No início do mês, havia 1.367 pacientes internados e 3.196 leitos disponíveis. Nesse início de semana são 1.012 pacientes internados (chegou a 999 no domingo) e 3.084 leitos disponíveis. A redução em internamentos foi de 25,9%, enquanto a redução de leitos ofertados foi de 3,5% no período.

Ajustes nos leitos

Os ajustes em relação ao número de pacientes e leitos disponíveis é constante desde o começo da pandemia. Em abril de 2020 havia 1.602 leitos disponíveis e 344 pacientes internados. Um ano depois, quando as taxas de internamento no estado permaneciam acima de 94% nas UTIs, havia 3.779 pacientes internados simultaneamente, e o estado já ofertava 4.723 leitos.

Leitos SUS em Ponta Grossa

Em alguns casos, essa redução na oferta de leitos altera drasticamente o percentual de ocupação. No Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), em Ponta Grossa, a taxa de ocupação em leito de UTI está acima de 90% há oito dias. Por quatro dias seguidos, atingiu 100% de ocupação. O HU tinha 36 leitos de UTI e passou a ter 23 destinados a pacientes com covid-19 no último dia 9. Hoje conta, ainda, com 47 leitos clínicos. Em março, no auge da pandemia no estado, o HU chegou a ter 60 leitos de UTI e 64 clínicos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile