Menu
em

Novo lote de restituição do imposto de renda tem 2 mil pessoas da região

Foto: Arquivo DC

Será aberta amanhã (23), às 10 horas, a consulta ao 11º lote de restituição multiexercício 2021 do imposto de renda da pessoa física (IRPF). Da jurisdição da Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa, que abrange 64 municípios da região, serão contempladas declarações dos exercícios 2012 e 2015 a 2021 de 2.011 contribuintes.

O valor global restituído na região é de R$ 1,91 milhão e o depósito em conta-corrente será efetuado na terça-feira da próxima semana, dia 30/11. A maioria, 1.261 contribuintes, receberá a restituição do ano de 2021, que perfaz a quantia de R$ 1,44 milhão. 

“Vale lembrar que todas as declarações do exercício 2021 em que os contribuintes apuraram imposto a restituir, e que não apresentaram pendências, tiveram a restituição creditada entre os meses de maio e setembro”, destaca a delegacia.

Para os declarantes que esperavam ser contemplados neste lote e não o foram, é recomendada a utilização, no site da Receita Federal, da opção “Serviços/Restituições e Compensações/Consultar restituição/Consultar restituição de imposto de renda (DIRPF)”, para verificação e eventual retificação de dados inconsistentes.

Dobra o total de contribuintes na malha fina em Ponta Grossa e região

O total de contribuintes de Ponta Grossa e região que estão na malha fina neste ano mais do que dobrou em relação ao ano passado: são 4.075, ante 1.852 em 2020. Os dados foram repassados à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais pela delegacia regional da Receita Federal, que abrange 64 municípios do entorno de PG.

Isso representa 1,7% do total de declarações do imposto de renda da pessoa física (IRPF) entregues neste ano e, segundo o Fisco, o principal motivo local das retenções na malha fina são  a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (49%), deduções da base de cálculo (23%) e divergências entre o que consta em declaração das empresas e o que foi declarado pelo contribuinte (19%). 

Dos 4.075 contribuintes de Ponta Grossa e região que caíram na malha fina, 3.211 têm imposto a restituir, 774 a pagar e 90 contam com saldo zero.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile