em

Nova droga sintética é apreendida dentro de tênis em cadeia do PR

Foto: Divulgação

Agentes do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) da Cadeia Pública de Paranavaí, região noroeste do Estado, apreenderam nesta segunda-feira (16/08) quase dois mil pontos de substância entorpecente (nova droga sintética), denominada “K4“. O produto foi localizado após revista em um dos tênis enviado a um preso pelo serviço dos Correios.

De acordo com informações do Chefe de Cadeias da Região de Maringá, Silvino Molina, a apreensão da nova droga sintética aconteceu durante procedimentos de vistoria, quando os agentes penitenciários encontraram no interior de um dos tênis uma alteração na palmilha e foi constatado 1.965 pontos da droga sintética.

Nova droga sintética

Segundo o Depen, a nova droga sintética poderia passar facilmente despercebida por pessoas não treinadas. Também chamada de maconha sintética, a K4 possui efeitos muito mais intensos do que a substância in natura. Aos olhos de um leigo, a substância pareceria parte integrante do calçado, por parecer um pedaço de tecido.

Fiscalização

Para o coordenador regional do Departamento Penitenciário do Paraná de Maringá e Cruzeiro do Oeste, Luciano Britto, a Secretaria da Segurança Pública e o Depen, por meio das unidades penais, tem intensificado os procedimentos de revistas preventivas. Isso tem sido feito não só nos treinamentos com a inteligência, mas também com a qualificação dos servidores. O objetivo é combater diuturnamente o tráfico de entorpecentes dentro do cárcere, incluindo informações sobre a nova droga sintética.

Revistas nos presídios

“O tráfico nos presídios além da conduta criminosa, gera violência e instabilidade ao sistema prisional. Então é muito preocupante e por isso, vamos estar combatendo frequentemente essas condutas delituosas. Por meio destas revistas técnicas mantemos a segurança das unidades prisionais e também o cumprimento da execução penal efetiva com o cárcere livre de drogas”, esclarece.

O preso, a quem se destinava a nova droga sintética, vai responder administrativamente processo disciplinar e criminalmente, já a irmã dele, que teria enviado a droga no tênis, terá a suspensão da credencial de visitante. As investigações e os materiais ilícitos ficarão a cargo da Polícia Civil de Paranavaí.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.