Menu
em

No Paraná, merenda escolar terá 3 mil toneladas de carnes congeladas

As escolas da rede estadual estão recebendo neste mês 176 toneladas em carnes congeladas. Até o final do ano letivo serão distribuídas três mil toneladas de carnes como frango, suínos, bovino e peixe para compor a alimentação escolar de 1,3 milhão de alunos nos 399 municípios paranaenses. A distribuição dos congelados é feita diretamente pelas empresas fornecedoras e os alimentos são preparados nas cozinhas das escolas.

Desde 2011 a alimentação escolar ganhou reforço com o aumento da compra de alimentos da agricultura familiar e também de carnes congeladas, que substituem boa parte dos enlatados. O cardápio elaborado considera ainda hábitos regionais e a avaliação nutricional dos estudantes.

“O cardápio da alimentação servida aos alunos segue um rigoroso controle nutricional e respeita hábitos alimentares das diferentes regiões do Paraná”, explicou a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Cristina Stolarski.

O Governo do Estado adquire os alimentos para a merenda de duas formas. Nas compras centralizadas estão produtos básicos e comuns a todas as escolas da rede: óleo, farinha, sal, açúcar, congelados e enlatados. Já nas compras da agricultura familiar, os produtores entregam feijões, frutas, legumes, cereais, leites e outros lácteos e derivados do trigo diretamente para as escolas, de acordo com sua produção local.

Juntamente com os alimentos, as escolas recebem sugestões de cardápios elaborados pela equipe de nutricionistas. O cardápio atende a uma demanda que varia de acordo com as necessidades socionutricionais dos alunos.

O estado nutricional dos estudantes é acompanhado anualmente pela Secretaria da Educação. “Somos a única secretaria estadual no país que faz monitoramento nutricional em todos os alunos. Sabemos o peso, altura e idade de todos os matriculados. A partir do cruzamento dessas informações temos condições de atender as demandas nutricionais por região e até por escola”, destacou Márcia.

Arquivo
Três mil toneladas de carne irão compor a merenda de 1,3 milhão de alunos

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile