Nos dias 15 e 16 de setembro, dois municípios da região dos Campos Gerais, Imbituva e Palmeira, sediam o 7° Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), com apoio de empresas associadas e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
A programação inicia às 13h30 (em ambas as cidades) e começa com a apresentação de um vídeo informativo, que aborda questões como a importância do uso da vestimenta de colheita, bem como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos. Na sequência, uma palestra sobre os direitos da criança e do adolescente e um teatro integram o seminário, sendo este último um momento lúdico e de retomada das principais mensagens. Em seis edições, o Ciclo de Conscientização reuniu mais de 15 mil pessoas, em 38 municípios da região sul do país.
Temos atuado com a conscientização dos produtores em vários aspectos, entre eles a erradicação do trabalho infantil e o uso adequado dos equipamentos de proteção individual e vestimenta de colheita. Os resultados já podem ser mensurados e vamos continuar trabalhando no sentido de melhorar cada vez mais a proteção da criança e do adolescente e a saúde e a segurança do produtor, afirma o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.
Leia a matéria na íntegra na versão impressa desta sexta-feira.