em

Municípios da região começam a imunizar as primeiras pessoas contra a covid-19

Ao todo, os 12 municípios que pertencem à 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa devem imunizar 5.696 pessoas

A primeira pessoa a ser imunizada em Ivaí foi Raquel Reifur, vacinadora e técnica em enfermagem.

Na manhã desta terça-feira (19), seis mil doses da CoronaVac chegaram na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, de onde foram distribuídas para os 12 municípios da região, que juntos farão a primeira etapa de vacinação de 5.077 profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 nos hospitais e Unidades Básicas de Saúde; trabalhadores e idosos de instituições de longa permanência (ILPI), além de pessoas com deficiência que vivem em residência inclusiva, totalizando 5.696 pessoas que serão imunizadas; as demais

Do total de vacinas destinadas aos municípios da 3ª Regional, Ponta Grossa ficou com o maior montante, totalizando 3.891 doses, sendo 3.367 para trabalhadores da linha de frente do combate à covid-19, 259 idosos e profissionais de instituições de longa permanência e 56 pessoas com deficiência em residencia inclusiva.

O dcmais e Diário dos Campos entraram em contato com os outros 11 municípios que pertencem à 3ª Regional de Saúde para saber como está sendo organizada a primeira etapa de imunização desta parcela da população. A maioria dos municípios fez o transporte das doses da vacina já nesta terça-feira, e no mesmo dia, deu início à vacinação das primeiras pessoas. Acompanhe:

Arapoti

Para o município foram destinadas 207 doses de CoronaVac, sendo 157 para os trabalhadores de saúde e 44 para idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência. A primeira pessoa a receber a dose no município foi a técnica em enfermagem Cristina Aparecida Ribeiro, ainda nesta terça, que trabalha há 28 anos na cidade. O trabalho de imunização continua nesta quarta-feira (20). Conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgado nesta terça, Arapoti acumula 1.005 casos confirmados de covid-19; sendo 789 recuperados e cinco óbitos.

Carambeí

Para Carambeí, a 3ª Regional de Saúde encaminhou 152 doses da CoronaVac, que serão destinadas para os trabalhadores de saúde. A primeira dose da vacina foi aplicada, ontem, na técnica em enfermagem, Rosana de Fátima Sousa, 58 anos, funcionária do município desde 1997. Segundo boletim da Sesa divulgado ontem, o município soma 1.235 infectados pela covid-19; os recuperados somam 966 casos e o número de óbitos chega a 17.

Castro

Para Castro, foram destinadas 595 doses, 476 para profissionais da saúde que estão atuando na linha de frente ao combate da covid-19, como profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e 91 para idosos em instituições de longa permanência do Lar Mariliana Barbosa, Asilo São Vicente de Paulo e Casa de Repouso da Castrolanda. A primeira a receber a vacina foi a técnica em enfermagem Andréia Cristina do Nascimento Rodrigues, de 29 anos, na UPA. “Estou feliz porque é uma vitória pra todos nós. Esperamos que em breve todo mundo possa tomar a vacina e nossas vidas voltem a ser como eram”, disse. Castro tem, segundo a Sesa, 4.031 casos confirmados da doença; os recuperados somam 3.281 e os óbitos já chegam a 51.

Ipiranga

Conforme a 3ª Regional de Saúde, 102 doses de Coronavac foram destinadas para Ipiranga, sendo 98 para trabalhadores de saúde. A Redação não conseguiu contato com a Secretaria de Saúde do Município para saber mais detalhes sobre o trabalho de imunização. Até agora, conforme a Sesa, Ipiranga soma 248 casos de covid-19; são 68 recuperados e 5 óbitos.

Ivaí

A Secretaria de Saúde do Município levou as 78 doses do primeiro lote de imunização ainda ontem para Ivaí, para a vacinação de 75 trabalhadores de saúde. A primeira pessoa a ser imunizada na cidade foi Raquel Reifur, vacinadora e técnica em enfermagem. Conforme a enfermeira Nicoli Crocoli, a partir desta quarta-feira (20) as doses serão levadas até as unidades de saúde para imunização dos profissionais nos locais de trabalho. Em Ivaí, a Sesa contabiliza 294 casos confirmados de covid-19; são 6 óbitos e 262 recuperados.

Jaguariaíva

Chegou a Jaguariaíva, na tarde desta terça-feira (19), o primeiro lote de vacinas contra a covid-19, totalizando 252 doses, para 216 trabalhadores de saúde e 29 idosos em instituições de longa permanência. Ainda nesta terça-feira aconteceu a vacinação da enfermeira Maria Augusta Rodrigues Silveira, primeira pessoa a ser vacinada no município. “Este é uma dia histórico e muito marcante para todos nós brasileiros, seres humanos, já que o mundo todo luta contra essa pandemia há quase um ano. Contudo, agora, o momento é de paciência e deve continuar sendo de cuidados, pois a vacinação ocorrerá em etapas e até que essa imunização chegue a todos, precisamos nos prevenir e também cuidar de quem amamos”, destaca a prefeita Alcione Lemos. Segundo a Sesa, Jaguariaíva soma 1.194 casos da doença; são 337 recuperados e 18 óbitos.

Palmeira

Segundo informou o secretário municipal de Saúde, Giovatan de Souza Bueno, na tarde de ontem, via assessoria de imprensa, a 3ª Regional de Saúde deve autorizar o Município a fazer a retirada das doses nesta quarta-feira. Conforme ele, as estruturas para receber as doses já estão prontas e os profissionais já estão orientados. Neste primeiro momento Palmeira irá receber 310 doses, sendo 222 doses para trabalhadores de saúde que atuam diretamente com pacientes da covid-19 e 74 doses para Instituições de Longa Permanência para Idosos, totalizando a população alvo de 296 pessoas. A Sesa contabiliza 645 casos confirmados de covid-19 em Palmeira; são 410 recuperados e sete óbitos.

Piraí do Sul

Para a cidade foram levadas nesta terça-feira 227 doses de CoronaVac que serão aplicadas em 174 trabalhadores de saúde e 43 para ILPI. A primeira dose foi aplicada em Neiva Guimarães de França, servidora de carreira da Prefeitura de Piraí do Sul, lotada no hospital municipal Santo Antônio na função de Serviços Gerais. “A escolha da Neiva foi pelo fato dela ser extremamente dedicada ao trabalho, sem nunca se negar a nada. Responsável por toda desinfecção dos ambientes e principalmente a limpeza terminal das ambulâncias que transportam pacientes de covid-19”, explica o secretário municipal de Saúde, Julio Sandrini. Conforme boletim da Sesa divulgado nesta terça-feira, em Piraí do Sul são 779 casos confirmados de covid-19; 461 estão recuperados e os óbitos chegam a 15.

Porto Amazonas

Para Porto Amazonas, a 3ª Regional de Saúde destinou 42 doses deste primeiro lote, sendo 31 para trabalhadores de saúde e 9 para ILPI. Segundo a Sesa, são 113 casos confirmados da doença no município; com dois óbitos e 84 recuperados. A Redação não conseguiu contato com a Secretaria de Saúde para saber os detalhes sobre a imunização na cidade.

São João do Triunfo

A cidade receberia neste primeiro lote 76 doses da CoronaVac, sendo – 73 para trabalhadores de saúde. Mas, segundo o secretário municipal de Saúde, Valdik Schibicheski foram solicitadas mais dez doses para idosos em instituição de longa permanência. As doses já estão no município e a imunização será feita na manhã desta quarta-feira (20). “Achamos melhor não fazer a imunização simbólica de apenas uma pessoa na terça-feira e depois imunizar os demais trabalhadores no dia seguinte. Faremos todo o quantitativo junto e o mais breve possível”, afirma. Na cidade, a Sesa aponta, em boletim divulgado nesta terça-feira, 113 casos; são 84 recuperados e dois óbitos.

Sengés

O prefeito de Sengés, Nelson Pezinho, participou de cerimônia de recebimento das doses da CoronaVac, na manhã desta terça-feira, em Ponta Grossa. A Redação não conseguiu contato com a secretaria de Saúde da cidade para saber mais detalhes de como será o trabalho de imunização no município. Segundo a 3ª Regional de Saúde, foram repassadas 68 doses para Sengés, que vão imunizar 65 trabalhadores de saúde. Sengés contabiliza, de acordo com a Sesa, 576 casos da doença; são 519 recuperados e 12 óbitos.

Indígena de 41 anos é o primeiro vacinado em Ortigueira

O cacique da aldeia Mococa, Valdevino Ribeiro, 41, da etnia indígena caingangue, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus em Ortigueira.

A cerimônia que marcou o início da campanha de vacinação no município foi iniciada às 16 horas desta terça-feira em uma sala da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo Ribeiro, tomar a vacina é um “alívio” e uma “alegria”, além de evidenciar um reconhecimento histórico à comunidade indígena. “É uma forma do povo branco reconhecer a nossa importância. É muito importante que todos os índios, que todas as pessoas tomem a vacina”, diz.

O segundo morador a tomar a vacina foi Otávio Correa, 54, indígena de etnia caingangue que atua como cacique em Queimadas, aldeia com aproximadamente 400 indígenas.

O Governo do Estado encaminhou 617 doses de vacinas a Ortigueira. Do total, 550 serão destinadas à população indígena e 57 aos profissionais de Saúde. Ortigueira teve 15 mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia. O mais recente boletim da SMS contabiliza 813 casos confirmados, 22 deles ativos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.