em

Mulher recebe placa de metal em joelho errado durante cirurgia no PR

Reprodução: UOL

O Conselho Regional de Medicina do Paraná está investigando a conduta de um médico que realizou uma cirurgia no joelho errado de uma paciente. Segundo informações do CRM-PR, a sindicância irá apurar se houve erro de conduta por parte do médico Luciano Malerba, conforme o Código de Ética da categoria. Caso seja comprovada a responsabilidade do médico, ele poderá receber penalidades disciplinares que variam desde advertência confidencial até a cassação do exercício profissional. O processo está em andamento e é mantido em sigilo.

A paciente Bianca Petermann Stoeckl, de 42 anos, foi encaminhada para realizar uma cirurgia no joelho esquerdo, mas, segundo ela, o médico realizou o procedimento no joelho direito. O incidente ocorreu em um hospital de Foz do Iguaçu, no dia 24 de abril de 2023. Bianca registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Foz do Iguaçu logo após perceber o erro. A delegacia indiciou o médico pelo crime de lesão corporal e encaminhou o caso ao Ministério Público do Paraná, que está analisando se irá oferecer denúncia contra Malerba.

Leia também: Bolsonaro passa por tratamento de refluxo e cirurgia de septo em SP

Bianca relatou que percebeu o erro durante o período pós-operatório, quando constatou que o joelho operado era o direito, não o esquerdo. Ela manifestou preocupação com as possíveis consequências desse procedimento errado em sua vida. A paciente passou por uma segunda cirurgia em julho, desta vez no joelho esquerdo, que estava lesionado, por outro cirurgião.

O hospital afirmou, em nota, que está prestando assistência a Bianca Petermann Stoeckl e colaborando com as investigações. A defesa do médico não foi localizada até o momento. O caso continua em apuração e aguardam-se manifestações das partes envolvidas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.