em

MPPR emite recomendação à prefeitura e à câmara de Telêmaco Borba para coibir o nepotismo cruzado

No município de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, o Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa à prefeitura municipal e à câmara de vereadores com o objetivo de coibir o nepotismo cruzado entre os órgãos. O documento foi elaborado após investigação que identificou a ocorrência da prática entre os referidos poderes (denominada nepotismo interinstitucional ou transnepotismo).

A 4ª Promotoria de Justiça da Comarca verificou diversas nomeações nos dois órgãos de pessoas que mantinham relações de parentesco com agentes públicos que estavam à frente dos poderes legislativo e executivo do Município. Os fatos vêm ocorrendo desde 2017. Ao expedir a recomendação, o MPPR destaca que a prática "se materializa nas trocas de favores entre os poderes, em que o agente político, valendo-se de sua prerrogativa de nomeações de cargos em comissão, utiliza-se para fins de nomeação de apadrinhados ou mesmo parentes de outros poderes".

Com a recomendação, o MPPR orienta que os chefes dos referidos poderes se abstenham de permitir o provimento – por nomeação ou contratação –, em cargos públicos municipais em comissão e funções de confiança, de pessoas que estejam na condição de cônjuge, companheiro ou parentesco (consanguinidade, afinidade ou civil), até terceiro grau com o prefeito municipal, vice-prefeito municipal, vereadores, secretários municipais, ocupantes de cargos comissionados e funções de confiança, inclusive a nomeação cruzada (nepotismo cruzado) das pessoas nestas condições. A proibição estende-se às contratações de pessoas jurídicas cujos sócios ou administradores possuam a mesma condição.

Além disso, no prazo máximo de dez dias, deverão ser exonerados dos respectivos cargos, treze pessoas – duas na câmara e onze na prefeitura – cujas nomeações configuram a prática de nepotismo interinstitucional.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.