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Modelo paranaense pode ser levado para Detrans de todo o País


O presidente da Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito, Teodoro Moreira Lopes, que é diretor-geral do Detran do Mato Grosso, visitou nesta semana o diretor-geral do Detran do Paraná, Marcos Traad. Em pauta, serviços e inovações paranaenses que podem ser usadas em todo o Brasil.

O controle de presença nas aulas práticas e teóricas de direção, por exemplo, é considerado um dos mais modernos e seguros do País. O sistema de biometria, que identifica o aluno pela impressão digital, foi implantado pelo Detran do Paraná em 2009 e ampliado em 2011. Hoje, a biometria é feita nos 922 Centros de Formação de Condutores credenciados, nas clínicas médicas e psicológicas, nas aulas do curso de reciclagem e nos testes de habilitação.

“Controlar a presença por impressão digital evita fraudes, possíveis erros e confusões com homônimos, ou seja, é bom para a instituição, para as autoescolas e para os candidatos”, disse Lopes durante o encontro.

O uso de ferramentas informatizadas e a oferta de serviços pela internet tem sido uma preocupação constante para o Governo do Paraná.

O sistema Detran Fácil, lançado em 2011, responde por mais da metade dos atendimentos presenciais nos serviços de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, segunda via da carteira de habilitação e CNH definitiva e Permissão Internacional para Dirigir.

“A busca de maior excelência no atendimento aos cidadãos através de um projeto coletivo, com foco na visão prospectiva, em busca das facilidades nos serviços, requer capacidade de diálogo e respostas na tomada de decisões com projetos de boa qualidade”, explicou o diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

Segundo ele, outra inovação paranaense que pode ser levada aos demais Detrans do país é criação das Funções Comissionadas de Confiança. Previstas na lei estadual nº 17.075/2012, as chamadas FCCs transferem, baseadas na busca pela eficiência e isonomia, a gerencia operacional do Departamento aos servidores estatutários.

“O modelo foi construído desde o início com a participação dos funcionários para modernizar o atendimento, melhorar a qualidade de trabalho e valorizar os servidores. Não se trata de concurso, nem de processo de seleção interna. É um modelo de decisão racional, que analisa critérios técnicos e de desempenho”, disse.

Traad e Lopes também falaram das experiências em projetos de educação para o trânsito e trocaram ideias e experiências. Equipes do Detran paranaense visitaram o Mato Grosso em agosto para conhecer as atividades educativas e campanhas voltadas, principalmente, a caminhoneiros.

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