em

Moacyr Fadel quer AMCG como protagonista em nova gestão

Juca Sloboda (esquerda) passa a presidência para Fadel (direita). Foto: José Aldinan

* Das Assessorias

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel (Patriotas) foi eleito e empossado na manhã desta sexta-feira (15) como presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). A eleição ocorreu por aclamação, já que somente uma chapa se inscreveu para o pleito. Em cerimônia realizada no Conservatório Musical Maestro Paulino, em Ponta Grossa, Fadel adiantou que pretende criar uma pauta municipalista para atuar à frente da entidade.

“Somos fortes e, juntos, seremos protagonistas”, destacou. No discurso de posse, o novo presidente da AMCG recordou a atuação na gestão 2006-2007 e também como presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) em duas gestões, de 2007 a 2010.

“Conseguimos conquistas muito importantes, inclusive nacionalmente, como a implementação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1%”, exaltou, adiantando que há novos desafios a superar, primeiramente com a prevenção da covid-19 e vacinação dos munícipes.

Foram empossados ainda a prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso (PSB) como vice-presidente, o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (DEM) como tesoureiro, e a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski (Republicanos) como secretária.

“O grande desafio é fazer com que os novos prefeitos entendam a importância da AMCG. Por isso escolhemos estes nomes para compor a chapa”, explica o prefeito de Castro.

A nova vice-presidente da AMCG se coloca à disposição para o trabalho de fortalecimento regional. “Entrei na chapa para ser companheira dos prefeitos nas causas regionais”, disse Elisângela Pedroso.

Presente na cerimônia, o novo tesoureiro, Henrique Carneiro (DEM), também se comprometeu. “Com certeza vamos trabalhar pelo desenvolvimento dos Campos Gerais”, adiantou.

O ex-prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, esteve no evento e entregou o cargo de presidente após comandar a AMCG no último ano. “Dos quatro últimos anos, em três atuei como presidente da Associação. Conseguimos unir os prefeitos, bem como as equipes dos municípios”, disse Juca, que destacou ainda que conseguiu deixar a entidade com as contas em dia e com recursos em caixa para o próximo presidente.

CimSaúde apresenta trabalhos a novos prefeitos

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) teve a primeira reunião com o prefeito de Telêmaco Borba, Márcio de Matos, como presidente. Após a eleição e posse da nova diretoria da AMCG, os diretores apresentaram as atividades do Consórcio aos prefeitos eleitos. Além disso, destacaram os novos desafios.

“Temos que avaliar a demanda que está sendo reprimida das consultas e cirurgias eletivas”, destacou Matos, que também é médico. Com a pandemia, estes atendimentos foram pausados, já que os estabelecimentos de saúde estão com foco nos casos de covid-19.

O assunto já havia sido levantado pelos secretários municipais de saúde que abrangem o Consórcio. “Estamos preocupados e reavaliando estes atendimentos. Com o retorno teremos que priorizar os casos postergados, bem como atender os novos”, adiantou a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

Além destes atendimentos, a diretoria destacou outras prioridades do Consórcio, que atua pela comodidade dos pacientes, bem como pela economicidade dos municípios. “Desde 2018 estamos buscando novos prestadores de serviço nos municípios associados. Isso diminui o transporte sanitário e facilita os atendimentos”, explica Pâmella.

Em 2020, 75% dos municípios consorciados contavam com prestadores de serviços de saúde conveniados ao CimSaúde. “Estamos com edital aberto para novos prestadores. Queremos cada vez mais ampliar tanto as especialidades como a cobertura nos municípios, sem que haja tanta dependência do transporte”, finaliza a diretora.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.