Menu
em

Ministério promove 1º Fórum Regional de Inovação Agropecuária em Carambeí

Será realizada, nos dias 11 a 13 junho, a feira Digital Agro em Carambeí, com a expectativa de reunir aproximadamente sete mil pessoas no Parque de Exposições da Frísia. Serão ministradas palestras e debates sobre as tendências digitais do agronegócio e temas como Smart Farming, Internet das Coisas e os impactos da transformação digital no agronegócio. A promoção é fruto de uma parceria técnica entre a Frísia Cooperativa Agroindustrial e a Fundação ABC.

Estarão presentes palestrantes renomados nacional e internacionalmente e o evento também receberá a primeira edição do Fórum Regional de Inovação Agropecuária, iniciativa criada neste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo é compor pautas para a produção de um fórum que acontecerá em Brasília, no primeiro semestre de 2020.

O fórum antecederá a abertura da Digital Agro, e possui uma programação dividida em três temáticas: “Diretrizes para promover o ambiente regional de inovação”; “Demandas regionais de inovação para a agropecuária”; e “Desafios e oportunidades para desenvolver e implantar inovações na agropecuária regional”.

Entre os participantes dos painéis estão o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo; o conselheiro agrícola da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Bert Rikken; o líder de Inovação da Bosch, Daniel Lange; o diretor de Relações Institucionais da TIM, Leandro Guerra; o superintendente de Inovação da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Nelson Costa; e o superintendente da Frísia, Emerson Moura.

Segundo o coordenador-geral de Articulação para Inovação do Ministério, Benedito João Gai Neto, a escolha da Digital Agro para sediar o Fórum vai ao encontro da expectativa do Mapa em realizar ações em ambientes que remetem à inovação no setor agropecuário. “Sendo assim, observando o objetivo da Digital Agro, escolhemos fazer um Fórum que antecede a abertura da feira por ser um ambiente propício para a discussão”, avalia o coordenador.

O 2º Fórum deve ser realizado em julho deste ano em Brasília, onde serão convocados todos os superintendentes do Mapa e os secretários de Agricultura dos Estados, para, assim, replicar o modelo em suas respectivas regiões. O governo federal espera realizar entre 40 e 50 fóruns regionais. 

Paineis Digital Agro 2019

A programação da feira conta com palestras técnicas em miniauditórios, treinamentos especializados, práticas, startups e visitações. A terceira edição da Digital Agro também terá mais de 40 expositores e paineis de debate no auditório principal – confira, a seguir, os principais.

12 de junho – quarta-feira

Durante a manhã o fundador da Hypercubes, Fábio Teixeira, falará sobre o uso de imagens hiperespectrais, tecnologia utilizada na sua plataforma e que, com a ajuda de satélites e sensores especiais, identifica alterações moleculares em uma plantação e monitora com precisão o solo da propriedade.

Na sequência, tarefas que serão realizadas por robôs e as consequentes mudanças na agricultura serão discutidas na palestra de Ole Green, professor da Universidade de Aarhus (Dinamarca), e fundador e CEO da Agrointelli, empresa focada na sustentabilidade da agricultura arável.

No início da tarde o pesquisador de Gestão da Informação na Universidade de Wageningen, na Holanda, Daoud Urdu, debaterá o desenvolvimento de Internet das Coisas para o agronegócio na Europa.

A programação também prevê posteriormente a palestra “Desafios para a tranformação digital no agronegócio brasileiro”, ministrada pelo gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócio Inteligente no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Fabrício Lira.

12 de junho – quinta-feira

A chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Magalhães, apresentará o Projeto Carponis: um satélite brasileiro de alta resolução operado pela Embrapa, cujas imagens são aplicadas nos estudos da produção de alimentos, fibras e energia no Brasil.

A partir das 14 horas, o evento traz o engenheiro eletrônico e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (UPS), Antônio Mauro Saraiva, para falar sobre agricultura de precisão.

Em seguida, o diretor de marketing da John Deere, Cristiano Correia, ministra a palestra “Digital conduzindo decisões”, que vai debater temas como agricultura digital, conectividade e inovação no sistema de produção agrícola.

Confira a programação completa no site do evento: https://www.digitalagro.com.br

 

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile