em

Menina que estava na fila para transplante de coração morre no hospital

Foto: Arquivo Pessoal

Familiares e amigos sepultaram na tarde de hoje (3) o corpo de Brenda Rafaely Biasio Oliveira. A menina de 12 anos, moradora de Telêmaco Borba, estava internada no Hospital Pequeno Príncipe, na capital paranaense, onde aguardava na fila para um transplante de coração. No entanto, antes de ter o órgão vital disponível, Brenda não resistiu.

Desde os cinco anos de idade ela lutava. Foi nesta época que teve diagnosticada uma cardiomiopatia dilatada. É uma doença que provoca a dilatação excessiva do músculo do coração, dificultando o trabalho em bombear o sangue para todas as partes do corpo. A cardiomiopatia pode levar ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca, arritmia e formação de coágulos sanguíneos.

Brenda chegou a passar por diferentes procedimentos cirúrgicos. Havia implantado um marcapasso em cirurgia de peito aberto, além de ter enfrentado dois cateterismos. Todos muito delicados.

Há dez meses estava na fila do transplante. Em 25 de novembro, a menina precisou voltar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pequeno Príncipe. Os profissionais mantiveram Brenda estável com medicamentos, mas sete dias depois o óbito acabou confirmado.

Pouco antes da precoce perda, a mãe de Brenda, Gleyci, postou texto de incentivo à doação de órgãos. “Para que o milagre da vida se complete no milagre da medicina, é preciso que as pessoas tenham conscientização de que se uma pessoa pode vencer a morte atrás de um órgão de outro ser humano que faleceu, é porque Deus nos permitiu e deseja que sejamos unidos nesse ato tão lindo e profundo de amor ao próximo”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.