em

Marinho representa continuidade de gestão em Carambeí

Candidato do PSD ocupava a secretaria de Saúde do município

Foto: José Aldinan de Oliveira

Pertencente à situação em Carambeí, o ex-secretário de Saúde, Marinho Avais (PSD), foi o primeiro dos cinco candidatos da cidade entrevistados pelo portal dcmais e jornal Diário dos Campos. A ordem foi estabelecida por sorteio prévio. Marinho pretende dar continuidade ao modelo de gestão do atual prefeito, Osmar Blum, que está há oito anos como chefe do executivo.

Uma característica apontada pelo próprio candidato é o assistencialismo. Este é o fator que carrega a candidatura de Marinho, que é o único dentre os cinco que nunca concorreu em eleições anteriores. “Sempre gostei de ajudar. Disse que só seria candidato se pudesse seguir com o meu trabalho ajudando a todos, com a Prefeitura de portas abertas”, frisa.

Uma das perguntas externas da entrevista veio do presidente do Sindicato Rural de Carambeí, Ricardo Wolter, que pleiteia participação ativa dos produtores na escolha do secretariado, especialmente da pasta de Desenvolvimento/Meio Ambiente – pois atualmente não há pasta de Agricultura.

“Eu não sou de fazer promessas, mas isso está em nossa programação: reformular e implantar a Secretaria de Agricultura. Tem que ter lá dentro pessoas que façam parte deste meio”, respondeu. De acordo com Marinho, ainda não há planos concretos para criação de outras pastas e que a instalação depende de conversas e adaptações dentro do governo.

O plano protocolado pelo PSD no TSE é amplo na área da saúde. São 16 propostas. Seis delas começam com o termo ‘garantir’ e três com ‘promover’. Assim, Marinho comentou o que pretende alterar no setor em que é especialista.

“Pegamos a saúde destruída. Havia falta de medicamentos e médicos saindo. Conseguimos ampliar atendimentos, realização de exames, consultas e profissionais que estão na área. Quero agora fortalecer as Unidades Básicas de Saúde. A pandemia atrapalhou um pouco os planos em 2020. Também queremos a construção de um Centro de Especialidades, incluído na proposta de orçamento da Prefeitura”, projeta.

Foto: José Aldinan de Oliveira

Em relação aos servidores, o candidato da situação pretende manter proximidade com os trabalhadores, valorizando o serviço e também reavaliando questões salariais. “Existe alguns que estão acima e outros que estão abaixo. Vamos fazer com que possuam uma equalização. Não é salário diminuído. Isso não vamos fazer de forma nenhuma, pois até por questão de lei é impossível de ser feito”.

Em 2021, Carambeí terá um incremento de pelo menos R$ 2 milhões pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Já o orçamento está em R$ 100 milhões ao ano. Para ampliar a arrecadação, Marinho prevê que uma avaliação do IPTU possa ser necessária. “O IPTU é um dos mais baixos do Paraná. Isso até teria que passar por uma revisão”.

A área rural de Carambeí não deve ficar esquecida. É o que garante o ex-secretário. Caso seja eleito, a ideia é aumentar a pavimentação e o calçamento nos locais mais afastados, criando também novos acessos. A segurança deve ganhar o incremento da Guarda Municipal a partir de 2021, incluindo pontos na zona rural.

No lazer, Marinho revelou que há o projeto de uma Arena Esportiva do município e também que pretende atender as demandas do futebol com a instalação de um pequeno estádio. Ambos seriam na região central.

Considerações finais

No encerramento, o representante do Partido Social Democrático reforçou a parceria com o atual prefeito, enalteceu avanços da cidade nos últimos oito anos e frisou o apio que possui do governador Ratinho Junior. “Nós temos uma equipe voltada sempre para a população e não para interesse próprio. Não pensamos em poder. Queremos que Carambeí avance e continue progredindo. Carambeí não pode retroceder

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.