em

Mais areia: veja como está ficando a Praia de Caiobá

Trecho segue interditado durante alargamento da faixa de areia

Trechos permanecerão interditados até conclusão das obras / Fotos: Prefeitura de Matinhos

Quem for turistar na Praia de Caiobá, em Matinhos (PR), no início de 2023, deverá encontrar um cenário diferente. Isso porque estão avançando as obras para alargamento da faixa de areia. Para a população paranaense, isso pode significar apenas mais espaço para a instalação dos guarda-sóis. Mas, a motivação para isso é bem mais ampla: a inclusão de mais areia deve minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. O tempo total de instalação das proteções costeiras será de oito meses. 

Praia de Caiobá recebe mais areia

Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município. A engorda da faixa de areia é feita pelo processo de dragagem, na qual uma tubulação de até 4,4 km é acoplada à Draga Galileo Galilei, embarcação especial que remove areia da jazida determinada em alto mar. Essa tubulação é chamada de “Linha de Recalque”. A draga, então, transporta esta areia até a ponta da linha de recalque e bombeia o material até a praia.

Além da engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, as obras na Orla de Matinhos preveem estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Estão sendo investidos R$ 314,9 milhões em todas as intervenções em 6,3 km de orla, dos quais cerca de 500 metros já receberam o serviço. Confira, na galeria de fotos abaixo, como está ficando a orla após o início das obras:

Galeria de fotos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.