em

Klabin realiza entrega de obras de infraestrutura nas comunidades indígenas da região de Ortigueira

Na última semana, a Klabin realizou a entrega de uma série de obras de infraestrutura nas terras indígenas de Ortigueira, no Paraná. As melhorias fazem parte do Plano Básico Ambiental Indígena (PBAI) da companhia, parte das condicionantes para o licenciamento da Unidade Puma, inaugurada em 2016, e resultado de um processo participativo de consulta que envolveu a empresa, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as comunidades indígenas. O PBAI foi elaborado após um completo estudo antropológico das duas Terras Indígenas (Tis) que estão localizadas no município.

Entre as diversas entregas realizadas está a construção de uma quadra poliesportiva, duas salas de recursos multimídia, um poço artesiano, uma academia ao ar livre e um parquinho infantil para cada uma das duas comunidades indígenas com as quais a Klabin se relaciona: Tibagy-Mococa, que conta com 170 moradores, e Queimadas, com 750 moradores.

“Estamos muito alegres em receber esta grande obra em benefício da terra indígena de Mococa pelo PBAI da Klabin. As vezes alguém passa e se admira ao ver como em um lugar tão distante pode haver isso. Há uma necessidade de adaptação do povo indígena para as novidades ao nosso redor, desde que haja o respeito do outro com o nosso povo. A nossa cultura sempre ajudou a preservar o meio ambiente e se isso também é o que a empresa quer, nosso relacionamento está no caminho certo”, declarou o Cacique da TI Tibagy-Mococa, Reginaldo Batarse.

Além das obras de infraestrutura nas comunidades indígenas, o PBAI também prevê ações relacionadas ao meio ambiente, geração de renda, valorização da cultura Kaingang e de incentivo à educação. No início do mês, cinco jovens, que fizeram parte da primeira turma de bolsistas universitários contemplada no Plano, receberam seus diplomas da universidade.

“Hoje demos um passo muito importante para a terra indígena Queimadas. Com essas ações do PBAI nosso povo vai poder estudar melhor, além de brincar e praticar esportes”, disse o Cacique Otavico Cre Vik Correa, da comunidade Queimadas.

“Promover o desenvolvimento local das comunidades onde está inserida é premissa da Política de Sustentabilidade da Klabin. Além de ofertar lazer e qualidade de vida, esses espaços vão oportunizar uma melhor dinâmica de estudos, com mais recursos para complementar as atividades das escolas das comunidades”, afirma Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

O planejamento das ações e projetos definidos para o PBAI seguem as diretrizes da Política de Sustentabilidade da Klabin e contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, dos quais a companhia é adepta desde 2016. Na ocasião de entrega das obras, além dos Caciques e integrantes das Terras Indígenas, estavam representantes da Funai, Secretaria Estadual de Educação do Paraná, da Prefeitura de Ortigueira e da Klabin.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.