em

Jaguariaíva: quatro concorrem à Prefeitura em 2020

Alcione (DEM), Graciane (Cidadania), Leon (PRTB) e Pedro (Podemos)

Com quase 35 mil habitantes, Jaguariaíva é a quarta cidade mais populosa dos Campos Gerais e entre 2021 e 2024 terá um novo comando no executivo. José Sloboda encerra os oito anos de mandato no dia 31 de dezembro e apoiará a candidatura da atual vice Alcione Lemos, do Democratas (DEM). Porém, ela está indeferida e aguarda julgamento de recurso.

Além dela, outros três nomes tentam chegar à Prefeitura: Graciane Cava (Cidadania), Leon Sfeir (PRTB) e Pedro Mendes (Podemos). O último está na mesma situação de Alcione: indeferido com recurso em instância superior.

A candidata da situação, Alcione Lemos, está em coligação majoritária com cinco partidos: DEM, PP, PSL, PSD e PROS (Jaguariaíva em boas mãos). Alcione é viúva, tem 60 anos e a área de atuação é de professora do ensino fundamental. Nascida em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, ela era filiada ao PP quando esteve ao lado de Sloboda nas eleições 2016.

A professora também ocupou a secretaria de Educação, Esporte e Cultura do município. O vice era o empresário Reginaldo Cheirubim, de 59 anos, do PSD. Cheirubim, no entanto, desistiu após os problemas com o registro de Alcione. Quem assumiu o posto de vice foi o vereador Adílson Gordo, de 43 anos, do Democratas (DEM).

Uma das concorrentes também está na área de ensino. Graciane Cava Guimarães, de 48 anos, é professora do ensino médio. Casada e nascida em Jaguariaíva, a postulante ao poder executivo faz parte de uma coligação isolada do ‘Cidadania’. Ela é graduada em História pela UEPG (1995) e em Geografia pela mesma Universidade (2013). Atualmente é professora ligada à Secretaria do Estado da Educação.

Aparece como vice o nome de Leomar Farias dos Santos, de 33 anos. O representante comercial também é natural de Jaguariaíva, casado e possui ensino médio incompleto. Leomar foi candidato duas vezes a vereador (2008 e 2016), mas ambas na cidade de Piraí do Sul. Na primeira não foi eleito e na segunda ficou como suplente.

A terceira candidatura é da chapa majoritária formada entre PRTB e PTC (Novo caminho, uma nova história). A composição tem como liderança o nome de Leon Sfeir Von Linsingen Junior, de 46 anos. O empresário nasceu em Curitiba, é casado, tem ensino superior completo e coloca o nome à disposição dos eleitores pela primeira vez. Leon tem experiência nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Ao lado dele está Adílson Baptista de Araújo – filiado ao PTC. O empresário de 45 anos é casado, natural de Irati e possui ensino superior incompleto. De acordo com a ficha do TSE, Adílson foi candidato a vereador pelo PMDB há 16 anos na cidade natal. Lá somou 240 votos válidos e não conseguiu vaga no legislativo.

Por fim, o Podemos também indicou nome para concorrer à Prefeitura de Jaguariaíva. Trata-se de Pedro Imar Mendes Prestes. Ele está na coligação ‘Renovação e Experiência’, com o Partido Verde (PV) ao lado. A nomenclatura escolhida tem uma explicação. Pedro Mendes é um dos candidatos mais experientes do estado. O aposentado está com 78 anos de idade e já concorreu para o cargo de vereador em 2004 e 2008.

O indeferimento da candidatura do ex-prefeito foi solicitada pelo Ministério Público pela lei da ficha limpa, devido a uma condenação na Justiça na qual ainda não teria vencido o prazo de oito anos, caracterizando a inelegibilidade. O candidato aguarda julgamento de recurso.

A vice é a dona de casa Juliana Benedito Martinho, de 40 anos. Filiada ao PV, ela nasceu em Jaguariaíva, é solteira e a escolaridade indicada no sistema do TSE é ensino fundamental completo. Juliana nunca foi candidata a cargos nas eleições.

Veja todos os candidatos a vereador de Jaguariaíva.

Jaguariaíva

Candidatos à Prefeitura: 4
Candidatos à Câmara: 123
Número de vereadores: 13
População:
35.027
Eleitores: 25.031

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.