Hoje houve o pré-lançamento do evento AgroNegócio Brasil Feira de Fornecedores para Agricultura, Pecuária, Floresta e Agroindústria Edição Centro Sul Irati. O evento é uma realização da promotora de eventos Monte Bello, juntamente com a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná FEAP e AEARI e AEAPR com sede em Curitiba, e conta com o apoio Prefeitura Municipal de Irati, através das Secretarias de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar e, de Desenvolvimento Econômico.
O objetivo com a feira é de estimular e promover a geração e realização de negócios entre fornecedores e consumidores de máquinas, equipamentos, produtos, insumos, tecnologias e serviços em todos os setores da cadeia produtiva do agronegócio, agroindústria e de transformação que abrangem a produção animal e vegetal.
O prefeito em exercício Oscar Renato Berger, fala da importância do evento para Irati. “É uma alegria poder sediar um evento como esse, é a primeira vez que o Agronegócio sai das grandes cidades, tendo Irati como sede, para nós é um evento que vai movimentar toda a região centro-sul, trazendo expositores de todo estado, todo o Brasil” finaliza Berger.
Irati tem estrutura produtiva diversa, abrangendo agricultura, pecuária, floresta, indústria madeireira, fumageira e agroindústria, o município é destaque nacional na produção de soja, milho, feijão, aveia, centeio, cevada, erva mate, batata, alho, cebola, hortaliças, fruticultura, criação de aves, bovinos e suínos e na produção de leite.
O Secretário de Agropecuária, Abastecimento, e Segurança Alimentar, Claudio Ramos, fala da importância para o município de eventos de grande porte como este. Com esse evento, colocaremos Irati na rota dos grandes eventos. A atual administração é apoiadora da difusão da ciência e tecnologia, e através disso, estaremos fomentando, gerando e realizando negócios entre fornecedor e consumidor, relata Claudio.
A Feira de Fornecedores para Agricultura, Pecuária, Floresta e Agroindústria Edição Centro Sul Irati, acontecerá nos dias 20 a 23 de maio de 2015, no Parque Exposições CTG Willy Lars.
6° edição do AgroNegócio Brasil
Em cinco edições, essa é a primeira vez que o evento vem para a região centro-sul. Anteriormente o AgroNegócio esteve por quatro vezes em Curitiba, e nesta última estava na região dos Campos Gerais, em Palmeira. E, a opção por Irati, está em seu grande potencial agrícola, aliando para a necessidade de ter um evento de grande porte no município. O diretor da MonteBello Eventos, Valdir Bello conta como foi feita a escolha por Irati. Na edição de Palmeira, tivemos a visita de alguns produtores de Irati, que solicitaram a vinda do evento pelo município, pois é uma região com uma diversificada produção agrícola, agropecuária, indústria, floresta, psicultura, fumageira, então ele agrega vários segmentos e era carente neste tipo de eventos. E, após a boa recepção pela administração pública, através do secretário de Agricultura, Claudio Ramos, optamos pela vinda para o município. Então, estamos no ambiente mais apropriado possível para fazer a 6ª edição, aqui em Irati e contempla toda a região sul com o AgroNegócio Brasil, explica Valdir.
O evento é uma grande oportunidade para Irati mostrar o que produz para todo o país. O Chefe regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Igor Zampier, comenta sobre a oportunidade que o município tem de alavancar o agronegócio com o evento. Nós temos um grande trabalho de base que é lavoura, junto com os agricultores, nosso instituto Emater do Governo do Estado, presta assistência técnica. Temos uma produção de qualidade, temos um número muito bom na região centro sul em produção e em produtores, um mercado muito bom, e agora precisamos mostrar nosso potencial não só para a região, mas para todo o estado e todo o Brasil, e essa feira é uma oportunidade do nosso produtor mostrar a força que tem, relata Igor.
Além do município também mostrar a produção agrícola, o AgroNegócio Brasil, é uma oportunidade para que as empresas do ramo da região fortaleçam suas vendas. O representante de vendas em Irati, da TratorCase, André Lucas Less, fala sobre a possibilidade de Irati apresentar os produtos para toda a região. Irati pelo porte da cidade e pela agricultura, estava carente de um evento desse, víamos cidades menores que realizavam feiras desse porte, então nós ficamos muito felizes porque isso vai acontecer em nossa cidade também, relata André.
Irati é uma cidade de referência em sua produção agrícola para toda a região. O Engenheiro Agrônomo, Rodrigo Luz Martins, representante do CREA-PR, e da presidência da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, fala da boa escolha pela seleção de Irati, como sede da 6° edição do AgroNegócio Brasil. É algo bastante interessante e de muito bom grado, porque Irati é uma cidade de referência, que tem uma participação muito grande perante o estado. A produtividade que tem aqui, faz o município ser uma cidade polo para toda a região. Com isso, nós estaremos mostrando para toda a nossa sociedade como está todo o nosso estado, pois temos uma diversidade muito grande, e nossas ações do CREA-PR e da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, acaba, muitas vezes, sendo referência para outros estados do Brasil, conclui Rodrigo.