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Intenção de compras cai 6,9% no Dia dos Pais, diz Fecomércio

Está chegando o Dia dos Pais, o primeiro grande mote de vendas para o comércio no segundo semestre do ano. Segundo sondagem feita pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, 53,9% dos paranaenses vão presentear os pais neste ano, redução de 6,9 pontos percentuais em relação a 2022.

Entre quem não irá presentear, o principal motivo é o pai ser ausente ou falecido, com 71,7% das justificativas. Em 2022, os que não presenteariam por causa da ausência da figura paterna, em qualquer aspecto, correspondia a 63,5%, um aumento de 8,2 pontos percentuais.

Outro motivo para não comprar presente nesta data é pelo pai morar longe, com 15,8% ou por não comemorar a data, com 6,8%. A situação financeira ou o desemprego representa apenas 2,3% dos empecilhos para não presentear.

Valor do presente

O Dia dos Pais também é uma demonstração de carinho e reconhecimento. Quem vai presentear este ano pretende gastar mais, o que elevou o tíquete médio em 1,8%, passando de R$ 135,16 em 2022 para R$ 137,62.

De modo geral, com 37,9%, os presentes devem custar até R$ 100,00. Os filhos que comprarão recordações na faixa de R$ 151,00 a R$ 200,00 somam 24,3% e os que vão gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00 são 22,3%. Os que vão desembolsar mais de R$ 200,00 representam 15,5%.

Tipo de presente

Roupas e calçados serão as principais escolhas, com 56% das menções. Para os pais mais vaidosos, 13,5% dos filhos pretendem comprar perfumes e cosméticos.

Outros 4,3% planejam dar comidas e bebidas para celebrar a data. Igual percentual vai dar o valor do presente em dinheiro, para que o pai escolha o que quiser. Também foram mencionados outros tipos de presentes, tais como joias e relógios (3,4%), livros (3,4%), eletrônicos (2,9%), artigos de caça e pesca (2,9%), artigos esportivos (1,9%), acessórios (1,4%), viagem (1,4%), máquinas e ferramentas (1%), artigos automotivos (1%) e lembrancinhas (0,5%).

Local da compra

As lojas de bairro e do centro das cidades vão receber 31,3% do fluxo de compras. Entretanto, neste ano, observa-se uma migração dos consumidores para as lojas de shopping, com aumento de 22,9% em 2022 para 29,3%. Já as compras pela internet deverão ser menores, ao passarem de 31,8% para 29,8%.

Forma de pagamento

A pesquisa da Fecomércio PR e do Sebrae/PR mostra que vem aumentando o percentual de pessoas que pagarão o presente à vista: em 2021 essa forma de pagamento, juntando cartão de débito, dinheiro e Pix, correspondia a 52,6%, em 2022 era 60,8% e em 2023 soma 70,2%.

O Pix já superou as compras no dinheiro e representará 24,8% das opções de pagamento para o Dia dos Pais, ante 11,6% em papel moeda. Os presentes pagos no cartão de crédito parcelado corresponderão a 19,2% e no cartão à vista, a 10,6%.

Leia mais: Pesquisa aponta perfil de compras no Dia dos Pais no Paraná

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