Menu
em

Índice de ausentes no vestibular da UEL mantém 5,32%

 

A abstenção na segunda fase do vestibular 2012 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi de 5,32%, correspondentes a 479 candidatos que deixaram de comparecer no primeiro dia de prova deste domingo (20). Nesta segunda-feira (21), quando foram realizadas as provas discursivas, foi registrada uma ausência inferior ao dia anterior, com 470 candidatos faltosos. 

Na avaliação da professora Elaine Fernandes Mateus, responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), o aumento de candidatos no segundo dia deve ser creditado aos treineiros, estudantes que não concluíram o ensino médio e que fazem as provas apenas para testar conhecimentos. 

A 2ª fase termina nesta terça-feira (22), com provas de habilidades específicas que serão aplicadas no Campus da UEL para 789 candidatos a cinco cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música. As provas começam a partir das 8 horas. 

Também nesta terça-feira, a partir das 17 horas, a UEL divulga as provas aplicadas no segundo dia, bem como a expectativa de resposta das questões, que mostra as possíveis respostas corretas. Segundo a professora Elaine, as questões e as respectivas respostas poderão ser acessadas no site da Cops (www.cops.uel.br). 

O Vestibular deste ano marcou uma nova fase da UEL, cujo concurso acabou se aproximando de instituições públicas de grande porte, como Unicamp e Unesp, que registram grande volume de inscrições e que buscam a excelência no processo, considerando elaboração de provas, logística completa para abrigar candidatos, transparência e credibilidade. Segundo a responsável pela Cops, a inclusão das provas discursivas teve o objetivo de impactar o Ensino Médio. 

“Acreditamos que o Vestibular é um processo de responsabilidade pedagógica e de orientação para o Ensino Médio”, analisou a professora. A partir da correção das provas desta 2ª fase a Cops deverá fazer uma análise mais aprofundada das mudanças implementadas, considerando o aproveitamento dos candidatos e o conteúdo apresentado. 

Segundo ela, uma equipe de 100 professores deverá se encarregar da correção das provas. Ela detalhou que toda prova será analisada pelo menos por dois examinadores. O objetivo é eliminar a possibilidade de interpretações pessoais, como já ocorre na correção das provas de Redação. 

AGENTES DE APOIO – Outra experiência implementada neste concurso foi a utilização de Agentes de Apoio, que atuaram nos locais de provas com a função de orientar trânsito, organização, horários e para dar recomendações a candidatos. Nesta 2ª fase os agentes se concentraram no Campus Universitário, onde cerca de 50% dos convocados fizeram as provas. O resultado do vestibular será divulgado em 17 de janeiro de 2012, a partir das 17 horas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile