em

Imbaú atua no controle da proliferação de animais

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Imbaú realizou nesta semana castrações gratuitas de cães e gatos que foram cadastrados no ‘Programa Permanente de Esterilização’ (CastraPet Paraná). No total, 130 animais foram castrados nesta primeira etapa do projeto na cidade dos Campos Gerais.

De acordo com a prefeita Dayane Sovinski, o programa tem relevância para a população, além de evitar a proliferação de animais. “Os animais necessitam de uma melhor atenção. A Secretaria de Estado está de parabéns pela iniciativa e nossa cidade muito feliz pelo benefício”, declarou a Chefe do Executivo.

A chegada do projeto em Imbaú partiu do vice-prefeito, Davi Antunes. Ele fez a indicação do CastraPet para o município por meio de contato com a pasta responsável no Governo do Estado. “É mais do que uma realização, pois trata-se de um benefício que visa a atender uma área do município que precisa ser lembrada com carinho e atenção”, diz. De acordo com Antunes, existem tratativas para que outra etapa do programa retorne a Imbaú.

O CastraPet pertence à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A ação do programa ocorre somente nos municípios que fazem o cadastro de famílias que necessitam do benefício da castração de animais domésticos.

O intuito das autoridades é prevenir doenças nos animais, como câncer, e evitar a proliferação desenfreada de cães e gatos. Segundo especialistas da área, o excesso de nascimentos pode elevar ocorrências de maus-tratos e de abandono animal.

Cirurgias

As cirurgias de castração do CastraPet são feitas dentro do ‘castramóvel’. O veículo do Estado é equipado com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave e monitor multiparamétrico.

Além da castração, os animais recebem um microchip para identificação e monitoramento. Após a cirurgia, os tutores também são orientados sobre os cuidados pós-cirúrgicos. Eles recebem remédios, como antibióticos, e atendimento médico veterinário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.