Menu
em

Imagem de 108 anos será carregada em procissão de Tibagi

Caminhada faz parte da programação da Semana Santa nos Campos Gerais

Imagem com cerca de um metro de comprimento será levada em procissão realizada desde 1923 / Foto: Divulgação

Pela Diocese de Ponta Grossa, teatro, oração e gesto concreto irão compor a Semana Santa. Em Tibagi, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realiza na Sexta-Feira Santa, às 19 horas, a procissão luminosa com a imagem de Cristo Morto pelas ruas da cidade. A ‘Caminhada da Esperança’ refaz os passos dolorosos de Jesus, em evento tradicional que carrega imagem de 108 anos.

Imagem de 108 anos

A imagem, com cerca de um metro de altura, é levada em um andor de madeira com aças e cobertura em acrílico transparente. Todos levam velas. A procissão acontece desde 1923 e reunia, até antes da pandemia, aproximadamente 350 pessoas.

Confira outros eventos na região:

Telêmaco

Em Telêmaco Borba, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima promove, a partir das 19h30 de sexta-feira, na Praça da Família, a encenação da Paixão de Cristo. A encenação é feita, desde 2001, pelo grupo de teatro ‘Irmão sol, irmã Lua’, da Comunidade São Francisco de Assis. No elenco principal são 36 pessoas. A apresentação normalmente dura de uma hora a uma hora e 20 minutos, com fogos e luzes e é aberta ao público.

Ivaí

A Paróquia Cristo Rei, de Ivaí, vai substituir o beijo na cruz programado tradicionalmente para a celebração da Paixão, depois da Via Sacra – às 15 horas de sexta-feira, com saída e chegada no Pavilhão – pela arrecadação de terços que serão enviados à Paróquia São João Batista, em Canutama (AM).

A iniciativa partiu da coordenadora paroquial da Catequese, Karine Fachinello, durante a reunião de preparação da Semana Santa. “Foi falado de termos um gesto concreto e, neste momento, lembrei do pedido que o padre Osvaldo (Pinheiro) fez aos catequistas de conseguirmos e doarmos terços para as famílias lá da Amazônia, que não sabem rezar o Rosário por não saberem manusear o terço, não terem terços”, argumenta. No momento que seria do beijo na cruz, a pessoa beijará a cruz do terço e o entregará para doação.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, ainda na sexta-feira, às 6 horas, a Paróquia São Sebastião/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebra o Ofício das Trevas, um conjunto de leituras, lamentações, canto de salmos. Em cada Salmo cantado, apaga-se uma vela. Ao final, a igreja fica no escuro e o rosto de Cristo desfigurado é mostrado. As orações duram em torno de uma hora e sempre são realizadas dentro da igreja. Na Quase Paróquia São João Paulo II, o Ofício das Trevas acontecerá às 19h30 e será transmitido pelo Facebook.

Reserva

Na terça-feira (12), às 19 horas, na Paróquia Menino Jesus, de Reserva, pela primeira vez, serão meditadas as Dores de Maria. “A partir de Maria, vamos ver o projeto de salvação de Deus acontecendo na vida da Humanidade. Por Maria, também compreendemos a dor do filho”, explicou o vigário padre Alexandre Spena.

A profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda do Menino Jesus, Maria com Jesus no caminho do calvário, a morte de Jesus, Maria recebe Jesus descido da cruz. Essas são as sete dores, celebradas entre cânticos, orações e reflexões.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile