Poucos hemocentros do País possuem esta certificação, entre eles o Hemocentro Regional de Maringá, Hemosc (Santa Catarina), Unicamp (Campinas), Colsan (São Paulo) e a Fundação de Hemoterapia de Ribeirão Preto.
As pessoas que trabalham na instituição devem se sentir satisfeitas com o ambiente de trabalho e com o papel que desempenham. O comprometimento reflete na qualidade, na melhor visibilidade e na divulgação da empresa, disse o diretor do Hemepar, Paulo Hatchback.
De acordo com ele, a segurança e fidelidade do doador fazem com que o Hemepar melhore o atendimento, aumentando o reconhecimento da instituição pela sociedade e oferecendo serviços e produtos com melhor qualidade dentro do que oferece a tecnologia e a legislação existente. O bom atendimento é imprescindível. Sem os doadores seria impossível conseguir crescer e ser reconhecido na sociedade, afirma Hatchback.
PROCESSO A certificação ISO 9001 é um conjunto de normas e diretrizes internacionais que orientam as empresas na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, criando maior comprometimento pelos setores e colaboradores. Para conseguir o ISO 9001, o Hemepar tem o apoio da empresa H2 Assessoria e Consultoria.
As etapas da implementação são feitas com segurança e responsabilidade para que todos na empresa sigam as orientações necessárias e apliquem-nas corretamente. O processo é trabalhoso, porém necessário. É preciso entender o porquê de todos os procedimentos para realizá-los corretamente, afirmou o diretor.
Inicialmente foi feito um diagnóstico e agora acontecem reuniões com gestores e responsáveis pelas áreas para conhecer os processos operacionais dos setores técnicos do Hemepar (captação, cadastro, triagem clínica e hematológica, coleta, laboratório, enfermagem, produção/fracionamento e ambulatório) e áreas de apoio como almoxarifado, transportes, recursos humanos, financeiro, informática e convênios, nas quais o modelo de Kano (Sociedade Japonesa de Controle de Qualidade 1984) é usado para satisfação do cliente.