Menu
em

Governo volta a recomendar uso de máscaras no Paraná

Média móvel de casos de Covid-19 cresce no estado e na região. Governo amplia medidas de prevenção contra a doença. Foto: Arquivo DC

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde (SESA), emitiu uma resolução (Resolução SESA nº 786/2022) que volta a recomendar o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais fechados ou abertos, públicos ou privados, em todo o estado. O documento revoga a resolução nº 243, de 29 de março de 2022, que dispensava o uso da proteção facial.

Leia também: PG libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 para o público 18+; veja onde se vacinar

Aumento de casos preocupa 

A resolução do uso de máscaras é a reação da SESA ao recente crescimento no número de casos de Covid-19 detectados em todo o Paraná. Segundo o último boletim divulgado até o momento (22 de novembro), o estado registrou média móvel de 875 novos casos nos últimos 7 dias. Isso representa um aumento de 593,7% em relação aos 14 dias anteriores. 

O documento recomenda o uso de máscaras principalmente para pessoas em estabelecimentos de saúde, pessoas com sintomas respiratórios ou problemas de imunidade, população não vacinada contra a Covid-19, idosos, gestantes e puérperas, funcionários e visitantes de instituições de longa permanência e cidadãos que frequentam ambientes fechados sem distanciamento físico, como o transporte coletivo, por exemplo.

Fica também obrigatório o uso de máscaras para pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19, bem como trabalhadores de estabelecimentos de saúde que prestam assistência direta para pacientes com suspeita ou diagnóstico da doença.

Covid em Ponta Grossa

O aumento de casos também está acontecendo em Ponta Grossa. No último boletim, divulgado na segunda-feira (21), a cidade registrou 162 novos casos e um óbito. A quantidade é três vezes maior que o divulgado no boletim anterior (14 de novembro), que marcava 50 novos casos e nenhuma morte. Desde março de 2022, os boletins do município são atualizados semanalmente, devido ao baixo número de casos novos.

Leia também: Anvisa aprova vacinas bivalentes contra covid-19

Medidas da Anvisa

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também adotou novas medidas para conter o avanço da variante Ômicron do Coronavírus. Na terça (22), a agência aprovou o uso emergencial da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. O órgão também voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras em aviões e aeroportos do Brasil.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile