Menu
em

“Governo vai encampar luta pelo xisto agrícola”, garante Sciarra

O prefeito de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, e o vice, Clóvis Distéfano, acompanhados do gerente-geral da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), José Alexandrino Machado e do deputado estadual Hussein Bakri, foram recebidos pelo Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Eduardo Sciarra; e pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, para uma conversa sobre o projeto Xisto Agrícola.

Discutido desde 2003 e projeto tem o objetivo de desenvolver o potencial do xisto e seus subprodutos na agropecuária de São Mateus do Sul, com ênfase na produção agroecológica.

A ideia do projeto é investir em pesquisas para a produção de fertilizantes, adubos e defensivos agrícolas a partir de subprodutos do xisto. Para isso, são necessárias licenças ambientais que garantam a sustentabilidade do projeto.

“Como a agricultura familiar é muito intensa na nossa região, através dos subprodutos do xisto, será possível baratear e render muito mais a produção desses agricultores”, argumentou Alexandrino. “Isso trará mais lucros e, consequentemente, mais investimentos para a região”.

Ao final da reunião, Sciarra e Mossato garantiram o apoio do Governo do Estado ao projeto do xisto agrícola. Sciarra se comprometeu em participar de reuniões técnicas junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para que o projeto seja avaliado.

“Os aspectos comerciais do projeto são muito positivos para o Estado”, disse o Secretário da Casa Civil. “O Governo vai encampar luta pelo xisto agrícola em São Mateus do Sul”.

Para Hussein Bakri, que mediou a discussão do município com o Governo do Estado, o projeto só traz benefícios para São Mateus do Sul e região. “O Governo se mostrou novamente muito interessado e comprometido pelas demandas da região que estão chegando para ele. Para que o projeto avance, estamos pedindo agilidade para que as licenças ambientais sejam liberadas o quanto antes e para que o município possa ser beneficiado com o xisto agrícola”.

Reunião para discussão do xisto aconteceu em Curitiba

Foto: Divulgação

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile