Menu
em

Governo suspende cirurgias eletivas por 30 dias em todo o Paraná

Foto: Arquivo DC

O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), suspendeu por 30 dias a realização de cirurgias eletivas em todo o estado. A Resolução 1412/2020, publicada na manhã de sexta-feira (27), começa ter validade a partir de 1° de dezembro podendo ser ou não estendida. A suspensão vale para aqueles procedimentos que haviam sido agendados antecipadamente tanto no âmbito público e privado.

Ainda segundo o documento, as unidades de saúde também devem assegurar a realização de ações voltadas à garantia da manutenção de afastamento entre pessoas com redução do risco de contágio da covid-19 e adoção de medidas de proteção individual e coletiva obrigatórias.

A Resolução 1412/2020 não se aplica aos procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia. Como também não suspende os exames considerados necessários, em caráter de urgência, pelo médico prescritor, procedimentos realizados em âmbito ambulatorial e outros procedimentos os quais, a critério médico, sejam considerados de urgência ou emergência.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, a medida foi imposta considerando o crescimento agudo de casos confirmados no estado do Paraná e a elevada ocupação dos leitos de UTI e enfermaria, conforme boletim diário vinculado ao Ministério da Saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile