em

Governo ratifica cancelamento de todos os Jogos Oficiais do Estado

JAPS Combate foi o último evento a ser transferido para 2021

Evento de artes marciais estava agendado desde o ano passado. Foto: Arnaldo Alves/AEN

Evento estadual que aconteceria pela primeira vez em 2020, os Jogos Abertos de Combate (JAP’S Combate) foram cancelados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte – por intermédio da Superintendência Geral do Esporte.

A competição iria fazer parte do calendário de Jogos Oficiais do Estado do Paraná e seria realizada em outubro na cidade de Londrina. Diante desta determinação está definido que o estado não realizará nenhuma das competições programadas para o calendário 2020. 

A ação em relação aos JAPS Combate foi tomada em acordo com o município-sede, o qual terá a prioridade de sediar as finais em 2021. A razão do cancelamento é a pandemia da covid-19, que permanece com números preocupantes em todo o território estadual.

De acordo com a Secretaria, por ser a primeira edição de um projeto que visa atender a diversas modalidades de artes marciais, o evento teria uma dimensão ampla, envolvendo grande número de pessoas, o que iria de encontro neste momento às prioridades que são os cuidados com a segurança e a preservação da saúde de todos. 

“A maioria dos atletas está sem possibilidade de realizar treinamentos e assim se prepararem adequadamente para participarem. Por isso, acreditamos que, de forma cautelosa, esta decisão seja a mais acertada, optando pelo adiamento da edição inaugural para 2021”, explica o diretor de esportes da Superintendência, Cristiano d’El Rei.

O JAP’S Combate havia sido anunciado pelo governador Ratinho Junior em junho do ano passado. Na época, o evento contou com a participação do lutador paranaense Wanderlei Silva. 

De acordo com a programação inicial seriam dez modalidades divididas em duas categorias. A categoria Olímpica integraria judô, karatê, taekwondo, luta olímpica e boxe. Já jiu-jitsu, muay thai, capoeira e kickboxing pertenceriam à classe não olímpica.

A expectativa era de que o JAPS Combate reunisse aproximadamente 1.500 atletas na cidade de Londrina, no norte do estado.

Calendário prejudicado

Desde março, com o agravamento da pandemia em território nacional, o governo do estado não conseguiu realizar nenhuma competição oficial da qual é organizadora. Ainda em abril, a Secretaria cancelou os Jogos Escolares do Paraná, os Jogos Escolares Bom de Bola, os Jogos Abertos do Paraná, os Jogos da Juventude (Fases Regionais e Fase Final B) e as etapas finais de 2020 dos Jogos de Aventura e Natureza.

Nos meses seguintes, a Secretaria determinou o cancelamento dos Jogos da Juventude (Fase Final), dos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps) e dos Jogos Universitários do Paraná. O único que restava era o JAPS Combate.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.