Menu
em

Governo do PR melhora infraestrutura do Parque Pico do Marumbi

Chuniti Kawamura/AENoticias
As reformas vão garantir melhores condições
para os turistas que frequentam o local

A reforma de sete casas do Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, vai beneficiar turistas, pesquisadores e a equipe de montanhistas voluntários que presta serviços de prevenção de acidentes, resgates de turistas acidentados e manutenção e conservação das trilhas. A obra, em parceria entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, começou em outubro e deve ficar pronta para as férias de julho. 

As casas, cedidas pela América Latina Logística ao IAP e usadas por funcionários do instituto e pelos voluntários, estavam em péssimas condições. “Em dias de temporal todo o material tinha de ser transferido para evitar que fosse molhado. Na última chuva forte contamos 179 goteiras em uma das casas”, contou o gerente do parque, Lothário Horst. Além de falhas na estrutura do telhado, as construções apresentavam problemas no encanamento e no piso. “O telhado foi totalmente substituído, o forro ganhou uma camada de isolante térmico, para evitar a umidade da serra, e o piso foi trocado”, detalhou Horst. VISITANTES – O Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes, protege o ecossistema da Floresta Atlântica e belezas naturais e foi considerado patrimônio da humanidade e reserva da biosfera pela Unesco. Na área de 8.745 hectares está o monte Olimpo, com 1.539 metros de altitude, que recebe cerca de 300 visitantes por fim de semana e 8 mil turistas por ano. A beleza do local fez do Marumbi um dos principais atrativos turísticos no Carnaval, por exemplo. “Este ano, resolvemos fugir do tumulto da praia e ficar em paz, respirando ar puro”, disse a vendedora Daniele Lemos. Ela está grávida de seis meses e acampou durante uma semana no parque, com o marido e a filha, de 7 anos. “O sacrifício da caminhada para chegar até o camping é compensado pelas belas paisagens e pela tranquilidade”, comentou Daniele, que mora em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. 

 

COMO CHEGAR – A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba. Após duas horas de viagem, chega até a sede do Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes. 


O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Quem vai de carro de passeio deve seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4×4. 

Serviço: 

Parque Estadual Pico do Marumbi 

Fone: (41) 3462-3598 

E-mail: pemarumbi@iap.pr.gov.br 

Horário de atendimento: 

Quarta-feira a domingo, das 8h às 18h

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile