em

Governadora é homenageada em evento de mulheres em Maringá

A governadora Cida Borghetti foi uma das 12 homenageadas no evento Mulheres Inspiradoras, promovido pelo Instituto Cultural Ingá para reconhecer a trajetória de mulheres que se destacaram em suas áreas de atuações.

A homenagem foi entregue nesta quinta-feira (28) em Maringá, no Noroeste do Estado. Além de Cida, lembrada na categoria Personalidade Política, a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha, foi condecorada na categoria Segurança. Também em Maringá, a governadora participou de um jantar beneficente em prol do Albergue Santa Luísa de Marillac.

Cida disse que as mulheres ocupam espaços importantes na vida pública, no mundo corporativo, na universidade, nos sindicatos e partidos políticos. “É uma responsabilidade imensa administrar um Estado diferenciado como o Paraná. Estou há 82 dias à frente do Governo do Estado como a primeira mulher governadora nos 165 anos de história do Paraná”, disse. “A história e a participação efetiva da mulher em alguns setores são muito recentes, e em Maringá temos alguns exemplos de mulheres que se destacam em suas áreas”, afirmou.

A governadora também lembrou que sua trajetória política sempre foi pautada na defesa das mulheres, das crianças e dos idosos. “Nos últimos 80 dias conseguimos avançar muito em políticas públicas para essas pessoas, com a implantação de programas pioneiros, como a inclusão do tema do autismo na rede pública de saúde”, afirmou. “O Paraná avança e tem prioridade de atender as pessoas que mais precisam”, acrescentou.

Uma das organizadoras do evento, a empresária Danielle Cenerini disse que esta é a segunda edição dos Mulheres Inspiradoras, que foi inspirado na publicação da revista Forbes com as 40 mulheres que se destacaram no Brasil no ano passado. “O objetivo é enaltecer mulheres que conseguiram se superar em uma sociedade que não valoriza a participação feminina”, afirmou.

Comando-geral

Também homenageada, a coronel Audilene Dias Rocha é a primeira mulher a ocupar o posto máximo da Polícia Militar do Paraná nos 163 anos da corporação, e a segunda comandante-geral do Brasil. “Tive uma trajetória longa, desbravando alguns espaços. Sou uma das pioneiras no oficialato da Polícia Militar”, disse.

Jantar beneficiente

A governadora Cida Borghetti também participou de um jantar promovido por um grupo de mulheres maringaenses para arrecadar roupas e alimentos para as pessoas atendidas pelo Albergue Santa Luísa de Marillac.

Mantido pela Arquidiocese de Maringá há 59 anos, a instituição faz um resgate de pessoas em situação de rua. Além das cerca de 120 pessoas abrigadas, o albergue também oferece banhos e refeições diariamente aos moradores de rua e busca alternativas para tirá-los desta situação. “Temos várias casas que acolhem os homens e mulheres que querem sair da rua. Nós vivemos de doações e de parcerias com o poder público. Para conseguir manter o ambiente funcionando, precisamos de eventos como este”, afirmou o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti.

O deputado federal Ricardo Barros e a deputada estadual Maria Victória também acompanharam os eventos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.