Menu
em

Gás de cozinha vai ficar mais caro devido a cálculo de imposto do PR

A informação é do sindicato que representa as empresas revendedoras do estado

Foto: Divulgação

A qualquer momento o gás liquefeito de petróleo (GLP), ou seja, o gás de cozinha, pode ficar mais caro no Paraná. O motivo é o aumento do PMPF – preço médio ponderado ao consumidor final, usado para cálculo do imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços (ICMS), tributo estadual.

A informação é do sindicato que representa as empresas revendedoras do estado, o Sinegás.

A entidade publicou hoje (11) um comunicado informando que haverá o aumento de preços do gás de cozinha ao consumidor final proporcional ao reajuste anunciado.

“Em razão da alteração da regra de cobrança de ICMS para o GLP, após o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade pelo STF [Supremo Tribunal Federal], foi definido que cada estado poderá adotar critério específico para determinar a base de cálculo”, diz o texto, assinado pelo presidente do Sinegás, Francisco Carlos Laganar.

“Desta forma, desde o dia 01/01/2023 houve reajuste no preço do GLP em R$ 1,58 no P13 [botijão normal, de 13 kg] e proporcional nas demais embalagens, em decorrência do aumento do PMPF usado para cálculo do ICMS”, complementa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile