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Fomento Paraná renegocia débitos com flexibilidade

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, abriu um processo para regularizar débitos de clientes que estão em atraso com o pagamento de financiamentos das linhas Banco do Empreendedor Microcrédito e Taxistas. O objetivo é recuperar valores para apoiar novos clientes e reduzir os índices de inadimplência, que foram agravados pelo período recente de crise na economia.

Sensibilizada pela queda da renda e consciente da condição de instituição pública de desenvolvimento, a diretoria da empresa preparou condições especiais para regularizar débitos atrasados. Além de novos prazos, adequados à capacidade de pagamento, foram dispensadas algumas exigências, mas a flexibilidade para renegociação está disponível por tempo limitado.

É importante destacar que a regularização dos débitos retira o nome do cliente e dos avalistas dos sistemas das instituições de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, permitindo a retomada do crédito para novas compras, e evita o ajuizamento de ações judiciais de protesto e cobrança, que geram custos extras.

APLICATIVOS

No caso dos taxistas, em especial, o principal problema que afetou o segmento foi o impacto na renda dos profissionais provocado pela concorrência com os novos aplicativos para contratação de serviços de transporte por meio de celulares. A inadimplência média no segmento táxi passou de 4,4% para 11,2% na comparação entre períodos iguais entre o final de 2016 e o início de 2018.

O reparcelamento de operações em atraso na linha Taxistas pode ser feito em até 72 meses, observando a capacidade de pagamento mensal. Mesmo clientes que tiveram propostas de renegociação recusadas anteriormente poderão entrar em contato para análise de enquadramento nas novas condições.

No microcrédito, onde a inadimplência média subiu de 6,8% para 8,2% no mesmo período, operações que estão com até dois anos em atraso poderão ser reparceladas em até 36 meses, nas mesmas condições do contrato original. Para operações acima de dois anos, além do parcelamento, será concedido um desconto da multa e juros de mora. Para cada renegociação é cobrada uma tarifa de 1,5% do saldo a ser reparcelado.

Clientes que estão com débitos em atraso com a Fomento Paraná podem pedir o cálculo das parcelas a partir da renegociação diretamente para a Gerência de Recuperação de Crédito, por meio dos telefones (41) 3235-7622 ou 7629 / 7631 / 7617.

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