em

Floresta de Irati entra na lista de concessões do governo federal

Foto: Divulgação

Por Walter Téle Menechino – dcmais

A Floresta Nacional de Irati, a cerca de 80 km de Ponta Grossa, tornou-se prioritária nas três concessões previstas em parceria do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Os contratos são referentes às gestões de três florestas nacionais no Sul – a de Irati é a única do Paraná. As outras duas são de Chapecó e Três Barras, em Santa Catarina.

A reserva foi criada em outubro de 1968, tem cerca de 3,8 mil hectares e é gerenciada pelo Instituto Chico Mendes. É uma floresta de araucárias, que abrange os municípios de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares. No momento encontra-se fechada para visitação devido à pandemia. O governo federal tem 17 contratos de concessão em vigência no país e a meta do Mapa é chegar em 2022 com 4,8 milhões de hectares.

Segundo o governo, “a concessão vai permitir promover a produção sustentável, estimular o desenvolvimento econômico regional e melhorar a qualidade de vida das populações que vivem no entorno dessas áreas”. O BNDES vai atuar com foco na exploração de produtos florestais madeireiros e não madeireiros das florestas, como já faz em cinco áreas no Amazonas. A parceria foi divulgada nesta segunda-feira (1).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.