em

Filme divulga as pinturas rupestres piraienses

A arte rupestre existente nas paisagens de Piraí do Sul está sendo palco para a produção de um vídeo com a finalidade de promover a educação ambiental e a preservação do patrimônio arqueológico. As filmagens fazem parte do projeto Arqueo Trekking, desenvolvido pelo geógrafo e guia de turismo, Alessandro G. Chagas Silva, em parceria com a “Sem Destino Produções”, de Cauê Alves de Quadros. O projeto realiza roteiros arqueológicos pedagógicos e/ou científicos em algumas regiões dos Campos Gerais onde há ocorrência de sítios arqueológicos com pinturas rupestres. O vídeo produzido em Piraí será lançado em data ainda a ser definida.

Divulgação

“Tivemos a ideia de fazer as filmagens das três regiões que apresentam pinturas rupestres mais representativas dos Campos Gerais, que são Ponta Grossa, Tibagi e Piraí do Sul. A riqueza dos sítios de Piraí, principalmente da região da Serra do Piraí, é encantadora”, destaca Silva. Segundo ele, a proposta dos vídeos sempre foi divulgar a importância e o valor que a arte rupestre tem. “Desde o princípio, em todas as regiões, a ideia é mostrar a importância, divulgar para a população em geral conhecer o valor do patrimônio rupestre de cada região e a beleza natural de cada local. Além disso divulgar o patrimônio arqueológico existente no Paraná no quesito de arte rupestre, que não tem o seu devido valor”, ressalta.

Para o produtor Quadros, os vídeos também podem promover o turismo da região. “De certa forma é também uma chance do Paraná e da nossa região ter um turismo direcionado porque temos todas essas riquezas, mas o turismo é fraco. Dar essa noção para os proprietários para eles saberem a importância da arte rupestre e se quiserem investir em uma nova fonte de renda. Já morei em vários países de 1° a 3° mundo e as belezas que nós temos aqui nesses canyons é para turismo forte. Piraí tem potencial nacional e internacional para explorar essas pinturas rupestres”, completa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.