Menu
em

Feno sai da região para cinco estados brasileiros

 

Willem: produção de feno e pré-secado segue para diversos estados brasileiros. Foto: Rodrigo Covolan

 

Quantas vezes você avistou um ou mais fardos, em formato de rolos, geralmente na cor branca, distribuídos ao longo das propriedades rurais, mas nunca soube exatamente o que era? Estes pacotes imensos guardam pré-secado. Em outras palavras capim para alimentar o gado. O feno é um produto totalmente seco, enquanto o pré-secado, armazenado nos fardos/bolas, é o capim úmido (40% de umidade).

Boa parte destes fardos, avistados não só na região dos Campos Gerais, mas em diversas fazendas do Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Sul da Bahia e Santa Catarina, saíram de Carambeí, da Agro Holanda, empresa do agricultor, Willem Adriaan Dijkinga (conhecido como Adrie).

Em 2007, produzindo milho e soja em sua lavoura, ele foi levado, diante da necessidade financeira, a apostar em uma nova atividade. Resolveu investir no capim. Terceirizou o serviço e começou a produzir feno. Um tempo depois adquiriu máquinas e expandiu.

Mas no início, diante do primeiro corte, surgiu a pergunta: vender para quem? Com os fardos de feno prontos, ele começou a telefonar para possíveis compradores. Logo na primeira chamada, feita para o Beto Carreiro, em Santa Catarina, a resposta foi negativa, porém ele não desistiu. Telefonou, novamente, no dia seguinte e depois de quatro ligações, sempre no mesmo horário e para a mesma pessoa, recebeu a resposta positiva, no entanto para demonstrar o produto. E deu certo. A aceitação, diante da qualidade do feno e da apresentação, foi positiva e o primeiro cliente continua recebendo o produto até hoje.

No ano passado, Willem expandiu parcerias com produtores do Norte paranaense para a produção de feno e pré-secado de tifton (capim perene), vaqueiro, azevém e alfafa.

A cada 30 a 40 dias, são 200 toneladas de feno e uma média de 350 bolas de pré-secado. Esta produção vem de aproximadamente 250 hectares, principalmente da região Norte paranaense.

E a produção de feno e pré-secado não para de crescer. Um cliente do Espírito Santo, por exemplo, vai expandir o volume produzido de leite de 18 mil litros para 30 mil litros, para tanto, precisará de mais alimentação para o gado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile