em

Feira Paraná contará com 1.300 animais

 

 

 

 

 

A Feira Paraná, feira que promete ser o maior evento agropecuário do Paraná, está sendo retomada neste mês após não ser realizada há mais de vinte anos. Com programação diversificada que busca unir entretenimento e qualidade técnica, para apresentar o meio rural ao urbano, a 32ª edição da Feira será realizada junto à 41ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Ponta Grossa (Efapi).

Aproximadamente 1.300 animais já foram confirmados para participação nas provas, rodeio e exposição. Para as competições serão cerca de setecentos equinos; destes, trezentos quarto de milha, duzentos crioulos, cem manga-larga paulista, cinqüenta campolinas e cinqüenta muares.

Já para as exposições serão reunidos quatrocentos bovinos, das raças Nelore, Purunã, Brangus, Hereford, Braford, Normando, Charolês, Brahmam, Senepol e Wagyu, e duzentos ovinos, das raças Texel, Texel Naturalmente Colorido, Ile de France, Ile de France Naturalmente Colorido, Suffolk, Hampshire Dow, Dorper, White Dorper, Poll Dorset, Santa Inês e Corriedale Naturalmente Colorido.

“Hoje a maior exposição de charolês, por exemplo, é feita na Efapi. Temos uma exposição maior que a Expointer, que é o berço da raça”, afirmou Gustavo Ribas Netto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, em entrevista ao DC, referindo-se a uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, realizada em Porto Alegre.

O representante do setor também avalia que, com a junção da Feira Paraná à Efapi, novos destaques serão incorporados ao evento como atrativos tanto à população em geral quanto a técnicos ligados ao setor agropecuário. “O rodeio, por exemplo, era uma coisa que não tínhamos [na Efpi]. Ele envolve a população, pois as pessoas gostam muito do cavalo, que é um animal diferenciado”, analisa Ribas Netto.

Para o presidente do Sindicato Rural, Ponta Grossa é o “local natural” para o resgate da Feira Paraná. “Em poucas regiões do país temos tanta diversidade no agronegócio como aqui”, conclui ele, citando as pecuárias de corte e leiteira, a agricultura e a silvicultura locais como exemplos da produção diversificada dos Campos Gerais.

 

Serviço

32ª Feira Paraná e 41ª Efapi

Entrada franca

Data: 18 a 27 de outubro

Local: Centro de Eventos de Ponta Grossa

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.