em

ExpoLondrina terá 60 mini-horses neste fim de semana

A menor raça de pônei criada no Brasil, a Mini-Horse, participa da ExpoLondrina 2018 com 60 animais vindos de criatórios dos estados de São Paulo (Avaré, Botucatu, Lençóis Paulista, Itapira),do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Os animais começaram a entrar no Parque Ney Braga, na última quarta-feira, e estarão na pista Central para o julgamento de conformação, que integra a primeira etapa do 16º Campeonato Nacional, a partir das 8 horas de hoje e de amanhã, domingo. O campeonato é formado por sete etapas, que serão finalizadas em outubro, em exposição ainda a ser definida.

O Mini-Horse é uma das 100 raças de pônei criadas no mundo, segundo informa José Bastos Cruz Sobrinho, conhecido como Zezé, criador e membro do conselho administrativo da Associação Brasileira dos Criadores de Mini-Horse. “A altura máxima para fêmeas é de 98 centímetros; e 93 centímetros para machos. Porém, os animais que vão estar expostos, que são de pista, giram em torno de 75 a 85 centímetros quando  adultos”, informa. Os Mini-Horses são considerados adultos a partir dos 3 anos de idade. É nesta fase que recebem o registro definitivo.

Além dos animais adultos, também estarão na ExpoLondrina os animais jovens (de seis meses a 36 meses) e fêmeas com potro ao pé.  Animais jovens  têm entre 60 a 80 centímetros. Os potrinhos ao pé têm  50 centímetros em média.

Finalidade

Segundo Zezé, esses animais são considerados de estimação, usados também para puxar charretinhas e para montaria de crianças. “Os animais menores são considerados pet e temos, inclusive, uma fatia de compradores que mora em grandes centros e cria esses animais em seus quintais”, comenta.

O criador informa que os Mini-Horses são como qualquer outra raça de equino e, por isso, precisam ter o mesmo manejo dispensado aos grandes cavalos, ou seja, precisam passar pelo processo de cabresto e doma. “Mas existem muitos animais prontos, já domesticados, para comercializar”, observa.

Embora haja o mercado chamado de “brinquedo” para Mini-Horse, Zezé informa que de 70% a 80% dos animais são destinados a criadores. “Hoje, um dos maiores celeiros de criadores está em São Paulo, mas temos bons criadores em todo o Brasil. Já em volume de animais, o Rio Grande do Sul está à frente”.

A ExpoLondrina começou ontem, sexta-feira, e segue até o próximo dia 15.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.