Menu
em

Evento traz ao Paraná o primeiro computador quântico do Brasil

Foto: Tecpar

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove entre os dias 6 e 8 de novembro, o Data Science Summit 2024, um dos principais eventos do ano voltado para o impacto da Ciência de Dados em setores como governamental, empresarial, industrial e jurídico. As inscrições estão abertas para o evento, que irá reunir profissionais de destaque no cenário tecnológico para discutir técnicas inovadoras e essenciais na análise de dados com uso de Big Data e Inteligência Artificial.

Realizado desde 2017, o evento será na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), parceiro na organização junto com o próprio Tecpar e a Azuris. O Data Science Summit será um ponto de encontro para gestores municipais, profissionais que lidam com grandes volumes de dados e tomadores de decisão que precisam compreender cenários complexos para implementar soluções eficazes.

“O Data Science Summit é uma oportunidade única para explorar como a Ciência de Dados está revolucionando áreas como a transformação digital, Indústria 4.0 e iniciativas de smart things. Como instituto de ciência e tecnologia do Governo do Estado, o Tecpar participa das discussões sobre avanços tecnológicos com o objetivo de ser promotor do debate no Paraná e também de estar próximo da sociedade em pesquisa e desenvolvimento”, ressalta Celso Kloss, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Evento

Um dos destaques do evento será a demonstração ao vivo do primeiro computador quântico educacional do Brasil, seguida de palestra e minicurso sobre “Computação Quântica”, sob coordenação da empresa de tecnologia Dobslit, empresa parceira do evento. “Este é um dispositivo inédito no país, uma miniatura de um computador quântico real, que demonstra os princípios de funcionamento da computação quântica”, explica Rogério Ruivo, diretor de Tecnologias da Dobslit.

Ruivo salienta que os grandes computadores quânticos estão localizados em laboratórios e geralmente requerem refrigeração a temperaturas muito baixas. “Já este modelo utiliza a técnica de ressonância magnética nuclear, permitindo que opere em temperatura ambiente, o que o torna adequado para a realização de experimentos simples e como ferramenta didática em cursos voltados ao ensino dos fundamentos da computação quântica”, pontua.

Programação

A grade do Data Science Summit 2024 será composta por 22 palestras, três minicursos e quatro mesas redondas de discussões principais, conduzidas por especialistas em Data Science e Inteligência Artificial. Os temas abordados são essenciais para o desenvolvimento dos ambientes de inovação, com tópicos como IA Generativa, responsabilidade e ética na construção de soluções de IA, cidades inteligentes e indústria 4.0, entre outros.

A grade completa e as informações sobre ingressos estão disponíveis no site do evento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile