Menu
em

Estudantes de Odontologia do Paraná levam saúde bucal à África

Foto: Divulgação

As estudantes de Odontologia, da UniGuairacá, instituição de ensino superior de Guarapuava, vão levar saúde bucal à África. As alunas Rafaella Santos, Thaisa dos Santos, Daniela Prestes Virmond, Camila Lima Matnei, Gabriele Martins Lunelli embarcam no dia 02 de outubro e voltam no dia 15. O projeto terá o acompanhamento das professoras Ana Paula Traiano e Sandra Mara Matnei.

Saúde bucal à África

O objetivo desse projeto é fazer o atendimento odontológico da população local. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), na região africana, as doenças bucais estão entre as‎ mais comuns e podem afetar as pessoas ao longo da vida. O que causa dor, desfiguração, isolamento social, angústia e, pode levar até a morte.

Essas doenças têm um impacto social negativo e consequências adversas na qualidade de vida das pessoas afetadas, enquanto seu tratamento representa um fardo econômico considerável para indivíduos, comunidades e países.

Problemas bucais

Devido à distribuição desigual dos profissionais de saúde bucal e a falta de instalações adequadas, a maioria das doenças bucais permanece sem tratamento na região.

A ideia do projeto surgiu com uma egressa da própria UniGuairacá, que estava realizando um projeto voluntário na região.

“O centro universitário vem fazendo essa movimentação de mandar professores e acadêmicos para lá para poderem ensinar e levar o princípio básico da higiene bucal. A gente vai mostrar para eles que existe uma cadeira odontológica na região dentro de um hospital”, contou Ana Paula.

Leia a matéria completa no portal Extra Guarapuava, parceiro do DCmais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile