Menu
em

Especialista explica o surgimento de degrau de areia em praia do Paraná

Foto: Reprodução

O surgimento de um degrau de areia chamou a atenção de turistas e moradores durante o final de semana em Matinhos, no Litoral do Paraná. Segundo o engenheiro civil João Cassar, responsável pela obra da engorda da praia, operações estão sendo realizadas para diminuir o degrau.

Cassar disse que a causa do fenômeno é natural durante o início do processo de engordamento da faixa de areia. “É natural ter uma forte movimentação de areia nas praias. A praia se molda conforme a energia das ondas. Quando as ressacas chegam, elas começam a formar os bancos de areia fora da praia. É natural no início do processo de engorda a formação desse degrau mais elevado”, explicou.

“Agora estamos fazendo o nivelamento para diminuir o degrau mais rápido, mas no futuro a própria natureza deve se incumbir disso”, afirmou o engenheiro.

O engenheiro ainda disse que há a possibilidade de que no futuro degraus maiores possam ser formados. “Com o tempo, a tendência é que o tamanho desses degraus diminuam, mas não significa que em uma ressaca futura não possa acontecer um maior”, finalizou.

A obra foi iniciada em junho deste ano e foram depositados 3 milhões de metros cúbicos de areia, retirados do fundo do mar pela draga Galileo Galilei. O volume é equivalente a 220 mil caminhões, com investimento total de R$ 314,9 milhões.

Degrau apareceu em praia de Santa Catarina

Em outubro deste ano, um degrau gigante apareceu na praia central de Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina, revelando uma estrutura de cimento. De acordo com a prefeitura, o objeto é da ancoragem do restaurante flutuante que ficava no local antes da obra de alargamento.

Informações do Portal Ricmais

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile