em

Escritor Nilson Monteiro lança novo livro

Foto: Acervo pessoal / Facebook

Mesmo estando com o lançamento marcado para o dia 16 em Curitiba, o livro “Lasca de Costela”, do jornalista e escritor Nilson Monteiro, já está à venda via internet. “Estou fora de jogo, com duas fraturas na perna e sem poder me locomover e promover lançamentos e outras cidades, por enquanto. Mas estou louco para ver o livro nas mãos dos leitores e para receber o retorno da leitura”, diz o autor.

O romance se passa “em uma cidadezinha esquecida dos deuses”, segundo o escritor Paulo Venturelli, que assina o prefácio. Por sua vez, Monteiro comenta: “Apesar de ter como personagem central uma mulher, o livro não faz dela uma heroína ou líder ou algo parecido. Desnuda, isso sim, situações vividas por mulheres e a principal delas, Eva, nas mais diversas circunstâncias e preconceitos. É um livro sem máscaras. Já foi dito que pode ser um livro feminino, mas não feminista.”

O escritor potiguar Clauder Arcanjo, que assina o posfácio do livro, destaca o inusitado da publicação: “Nilson Monteiro, detentor de uma mestria incomum na poesia e na crônica, resolve se desafiar neste Lasca de Costela”.

Em um dos trechos de Lasca de Costela, seu autor escreve: O barulho da noite é diferente, as trevas vêm te abraçando, vagarosas. Na cidadezinha, veste a fantasia do nada, crescendo em escuridão e som sem corpo. É esquisito? Não, não é, são grandes a escuridão e o silêncio, com sons pesados, a terra parece enobrecer no breu, umedecida pela gora noturna.

Nilson Monteiro

Nilson Monteiro é membro da Academia Paranaense de Letras. Nasceu em 26 de outubro de 1951, em Presidente Bernardes, SP, filho de Florêncio Monteiro e Damaris Rosa Menezes Monteiro. Graduado em Letras Franco/Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, possui especialização em Comunicação Social, também pela UEL.

Jornalismo

Monteiro é jornalista desde 1970, tendo trabalhado no Novo Jornal (repórter, editor), Folha de Londrina (repórter, chefe de reportagem, editor), Panorama (repórter, pauteiro, chefe de reportagem, editor), Movimento (repórter), O Estado de S. Paulo (repórter), Gazeta Mercantil (repórter, secretário de redação, chefe de redação, editor executivo na sucursal de Curitiba). Também passou pela revista Istoé (repórter), Rádio Alvorada de Londrina (chefe de reportagem), TV Tropical e TV Paranaense. Trabalhou igualmente em assessorias de imprensa, nas áreas pública e privada, e em agências de publicidade.

Cargos

Foi membro do Conselho de Cultura do Estado do Paraná (1982/84), presidente do Diretório Central dos Estudantes (UEL), presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Artes e Letras da UEL, componente do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina (1975/77), do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Paraná, do Conselho Político da Associação Comercial do Paraná e do Conselho Fiscal da Fomento Paraná S/A. É fundador e Membro Honorário da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina.

Publicações

Publicou os livros “Simples” (poesia); “Curitiba Vista por um Pé Vermelho” (crônicas); “Ferro-este”, “Um Novo Rumo para o Paraná” (reportagem); “Itaipu, a Luz” (reportagem); “Pequena Casa de Jornal” (crônica); “Madeira de Lei, uma Crônica da Vida e Obra de Miguel Zattar” (biografia); “Pedaços de Muita Vida – os 122 Anos da Associação Comercial do Paraná” (história); “40 Anos Transformando Vidas” (institucional/Sebrae); “Mugido de Trem” (romance); “Uma Vida a Serviço da Terra” – Ricardo Lunardelli (biografia); “Um Paranaense” – Joanir Zonta (biografia); “Livro Aberto – Uma história da Biblioteca Pública do Paraná”; “As Cidades e seus Cúmplices” (crônicas), “Nem tão Simples” (poesia), “Juntos – Meio Século de Fundação Copel” (história) e “Retalhos na Pandemia” (crônica e poesia).

SERVIÇO

Para comprar:

R$ 60,00

PIX: 41992112113

Mande endereço completo por esse número de whats.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.