em

Escolas estaduais devem receber cerca de 34 mil alunos em 2022

Foto: Arquivo/DC

Os colégios da rede estadual do Paraná estão com as matrículas abertas para o ano letivo de 2022. A confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, seguirá até 17 de dezembro. Devem ser matriculados 60 mil estudantes no Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa e pouco mais de 34 mil alunos somente no município de Ponta Grossa.

Para realizar a matrícula, pais e responsáveis legais devem fazer o procedimento de forma on-line através da Área do Aluno no www.areadoaluno.seed.pr.gov.br, plataforma na qual também é possível fazer a atualização cadastral, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim escolar.

Já para estudantes de outros estados ou países, bem como aqueles provenientes da rede privada, ou matriculados em instituições de ensino que não utilizam o Sistema Escola WEB, o responsável legal ou o estudante maior de 18 anos deverá procurar a instituição de ensino mais próxima de sua residência, para solicitar a geração do Código Geral de Matrícula – CGM, necessário para acessar a Área do Aluno, na qual será realizada a solicitação da vaga.

Documentos

Para a efetivação da vaga, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória, seja inserindo no momento da confirmação da matrícula ou entregando impreterivelmente na instituição de ensino até o último dia útil antes do início do ano letivo de 2022, ou seja, até o dia 4 de fevereiro de 2022.

Para a rematrícula, é necessário apresentar declaração de vacinação (para estudantes menores de 18 anos) e comprovante de endereço atualizado, com vencimento de até dois meses. Para matrícula inicial, também é preciso certidão de nascimento, CPF do responsável, histórico escolar e, para maiores de 16 anos, RG e CPF do aluno e CPF do responsável.

Ano letivo

O término das aulas neste ano será em 17 de dezembro e as aulas do ano letivo de 2022 começam no dia 7 de fevereiro. No último mês, o percentual de presença das aulas variou entre 80% e 90%, muito próximo do nível pré-pandemia, conforme apontou a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.