Menu
em

Entenda por que o amendoim é destaque nesta safra no Paraná

(foto: divulgação)

Na região Sul, o estado do Paraná tem a maior estimativa de crescimento da produção da safra de grãos em geral, saltando de 33,7 milhões para 45,5 milhões de toneladas — um incremento de 34,9% em relação à safra anterior.

Destaque para a primeira safra do amendoim. Os paranaenses aumentaram a área (em hectares) dedicada à lavoura de 1,6 mil para 2 mil. A Conab estimou um aumento de 123,7% na produtividade, o que projeta um salto de 3 mil para 8,4 mil toneladas do produto.

E quais são os motivos para esse crescimento?

A maior parte do produto cultivado no país é exportada, de acordo com Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Aproximadamente 70% da produção é destinada ao mercado internacional, tendo nos países da União Europeia os principais compradores, com destaque para Holanda, Polônia, Austrália e Itália.

Outros importantes compradores são Rússia, Ucrânia, Reino Unido, Colômbia, África do Sul e México. Mas, nos últimos anos, a China começou a demonstrar cada vez mais interesse no amendoim brasileiro, abrindo novos e vultosos mercados. 

Rotatividade da área plantada

A maioria dos produtores da safra de amendoim investe em outras plantações para realizar a rotatividade da área plantada. A cana de açúcar é a mais escolhida para criar essa rotação.

O ciclo do amendoim pode variar de 90 a 180 dias, dependendo da variedade escolhida.

Leia mais: Paraná deve produzir 45 milhões de toneladas de grãos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile