em

Empresa investe em serviço de cabotagem no Paraná

Um dos objetivos do serviço de cabotagem é diminuir o fluxo de veículos nas rodovias, além de reduzir a emissão de gases poluentes (foto: Norcoast/Redes sociais)

O Estado do Paraná conta com uma nova empresa para realizar o serviço de cabotagem (transporte marítimo de cargas) no Porto de Paranaguá. A Norcoast começou a operação em fevereiro deste ano e representa uma nova opção para o transporte marítimo em contêineres ao longo da costa brasileira.

A reportagem do jornal Diário dos Campos e portal DCmais conversou com exclusividade com o representante da Norcoast sobre a instalação da empresa no Paraná. A marca é uma parceria da alemã Hapag Lloyd, especializada em transporte de contêineres ao redor do mundo, e pela brasileira Norsul, líder no transporte de cabotagem no Brasil.

O Diretor Comercial e Experiência do Cliente da Norcoast, Fabian Lavaselli, conta o motivo da escolha do Porto de Paranaguá. “Entendemos a importância estratégica do Paraná para a economia nacional, especialmente considerando o papel fundamental do Porto de Paranaguá, o segundo em movimentação do país em fluxos de importação e exportação. A entrada da Norcoast no estado não apenas reduzirá os custos logísticos das empresas locais, mas também promoverá a eficiência e a competitividade do setor produtivo paranaense”, explica.

A expectativa da empresa é gerar 300 empregos diretos e cerca de 2 mil indiretos em todo o país. Um dos objetivos do serviço de cabotagem é diminuir o fluxo de veículos nas rodovias, além de reduzir a emissão de gases poluentes.

Capacidade de transporte

A empresa começou a operar no Brasil no dia 06 de fevereiro com a saída de seu primeiro navio no porto de Santos (SP), navegando até Paranaguá (PR), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM), retornando novamente a esses mesmos portos.

A Norcoast possui quatro navios com capacidade de 3.5 mil TEUs cada (medida equivalente a 20 pés, usada para mensurar a capacidade de contêineres), com rotação semanal e janelas de embarque e desembarque nos mesmos dias e horários.

Produtos transportados no Paraná

“É gratificante destacar que a resposta do mercado paranaense foi extraordinariamente positiva. Atualmente, nossos navios já transportam cargas de diversos segmentos da indústria, incluindo contêineres refrigerados destinados ao segmento de proteína animal, eletrodomésticos, produtos de tecnologia e materiais de construção, todos provenientes de empresas sediadas no estado”, revela Lavaselli.

Diretor Comercial e Experiência do Cliente da Norcoast, Fabian Lavaselli (foto: divulgação)

Como funciona o transporte de cabotagem?

O Diretor Comercial e Experiência do Cliente da Norcoast ressalta que a marca tem um portal “self service” para os clientes se cadastrarem e para gerenciar seus próprios serviços.

“Vamos promover a logística integrada, ou seja, cuidar do transporte de porta a porta para nossos clientes. Foi pensado para facilitar a vida de nossos clientes e democratizar o acesso à cabotagem para as empresas que não têm familiaridade com esse modal ou não encontravam um serviço que se adequasse às suas necessidades”, conta.

Leia mais: Paraná destinará R$ 708,9 milhões para ciência e tecnologia em 2024

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.