Menu
em

Em hospitais distantes, irmãs morrem de covid no mesmo dia

Foto: Arquivo Pessoal

Valdirene de Souza Oliveira, 44 anos, e Marlene de Souza Oliveira, 46 anos, são mais duas vítimas da covid-19 nos Campos Gerais. Mais do que isso: eram irmãs. Criadas em Piraí do Sul – a 75 quilômetros de Ponta Grossa, a perda delas enluta a cidade de pouco mais de 25 mil habitantes e choca por tristes coincidências.

Ambas perderam a luta contra o coronavírus no mesmo dia: 8 de fevereiro (segunda-feira). Poucas horas separaram os óbitos. Valdirene, a mais nova, faleceu nas primeiras horas da manhã. Pouco depois, no início da tarde, Marlene não resistiu.

Só que as duas não estavam próximas no momento. Centenas de quilômetros separavam as irmãs no trágico dia. Valdirene estava na UTI em Telêmaco Borba, enquanto Marlene havia sido transferida para o Hospital Regional do Centro Oeste, em Guarapuava. Quase 300 km separam as duas cidades.

A perda em locais tão distantes do Paraná, mas em horários tão próximos deixaram Piraí do Sul ainda mais impactada. Pelas redes sociais, amigos e, mesmo aqueles que pouco conheciam a família Oliveira, transmitiram mensagens de apoio e força na hora de dor.

Os familiares sofreram com a situação por quase um mês. Valdirene apresentou os primeiros sintomas em 11 de janeiro. O resultado deu positivo dez dias depois. Com a piora do quadro de saúde, ela deu entrada no Hospital Santo Antônio, em Piraí, e no mesmo dia precisou ser transferida para Telêmaco.

Ela tinha comorbidades como diabetes, hipertensão e histórico de trombose, o que prejudicaram o estado e tornaram o coronavírus mais agressivo.

Dois dias depois de Valdirene descobrir a positivação do exame, a irmã mais velha, Marlene, precisou ser encaminhada às pressas aos Santo Antônio, em Piraí. Ela nem sabia que estava infectada. O teste positivo saiu apenas quando ela já estava em Laranjeiras do Sul, para onde foi transferida pela primeira vez. Depois ainda precisou ser encaminhada ao Regional de Guarapuava, onde não resistiu. Marlene era hipertensa e tinha problemas cardiovasculares.

Segundo os obituários, Valdirene e Marlene foram sepultadas no início da tarde desta terça-feira (9) em Piraí do Sul. Elas eram filhas do casal Lourival Oliveira e Maria Aparecida de Souza Oliveira.

Piraí do Sul

De acordo com o boletim mais recente divulgado pela Prefeitura de Piraí do Sul, o município de 25 mil habitantes tem 1.130 casos confirmados de covid-19. Desses, 993 estão recuperados e 106 em isolamento domiciliar. Há três internados em enfermaria e seis em UTI’s. A cidade computa 22 óbitos pela doença.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile