em

El Niño pode afetar produção de trigo no Paraná, afirma agricultor

Foto: Gilson Abreu/AEN

O inverno atípico deste ano, com frios menos intensos e tempo mais chuvoso, já indica que os próximos meses podem ser de irregularidade no tempo. Ao que tudo indica, devido ao El Niño, fenômeno responsável pelo aquecimento da temperatura da água do Oceano Pacífico, a produção de trigo no Paraná poderá ser afetada.

Produção de trigo no Paraná

De olho nas previsões, o agricultor Josemar Nesi, de Francisco Beltrão, buscou escalonar o plantio de trigo nos quase 300 hectares que cultiva.

“O trigo é uma cultura de grande risco – se não perde com a geada pode perder com a chuva. Esse ano, com a entrada do El Niño os frios vão ser menores, mas também pode ocorrer excesso de chuva na primavera, então a gente sempre tá com um pé atrás”, comenta.

El Niño

Com a atuação do fenômeno climático, a perspectiva é de que a primavera seja chuvosa. O período coincide com a colheita do trigo, que pode perder qualidade devido à umidade. Na região, esta é a principal cultura de inverno e ocupa 145 mil hectares.

A área plantada cresceu neste ano e a expectativa de uma safra maior que em 2022 esbarra na incerteza do tempo. “Espera-se que não se confirme o previsto: altas temperaturas e excesso de chuvas em alguns períodos. Até porque a colheita da grande maioria do trigo vai coincidir com o período chuvoso no fim de setembro e início de outubro e pode trazer grandes problemas”, analisa o técnico Antoninho Fontanella, do Deral da Seab.

Leia a matéria completa no portal Jornal de Beltrão, parceiro do DCmais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.