em

Educação inicia aplicação do Saeb a partir da próxima segunda

Foto: AEN

O Governo do Estado vai aplicar, a partir da próxima segunda-feira (8) até 10 de dezembro, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2021) com o objetivo de realizar um diagnóstico da educação básica brasileira, incluindo escolas públicas e privadas.
Na rede estadual, vão participar os estudantes do 9º ano do ensino fundamental (com questões de Língua Portuguesa e Matemática para todos e de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para uma amostra deles) e dos 3º e 4º anos do ensino médio (com questões de Língua Portuguesa e Matemática).


Além dos testes realizados pelos estudantes, o Saeb contempla também questionários que devem ser respondidos por secretários municipais de Educação, diretores de escolas, professores e estudantes. Os resultados preliminares do Saeb 2021 serão disponibilizados posteriormente no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Saeb

Realizado a cada dois anos, desde 1990, o Saeb é um conjunto de avaliações que permite ao Inep identificar os níveis de aprendizagem dos estudantes avaliados e os fatores que podem interferir no seu desempenho. Os testes e questionários são aplicados em todo o Brasil, na rede pública de ensino e em uma amostra da rede privada.
As médias de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono (apuradas no Censo Escolar), compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A partir dessas informações, as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino podem avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Além disso, o resultado da avaliação oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
São avaliados os estudantes dos 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e dos 3º e 4º anos do ensino médio. Desde 2019, a avaliação passou a contemplar também a educação infantil, com questionários para professores e diretores dessa etapa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.