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DER licita obras em rodovias da região no valor de R$ 236 milhões

Duas obras de grande porte, que juntas somam cerca de R$ 236 milhões, nas rodovias estaduais que cortam a região dos Campos Gerais estão sendo licitadas pelo Governo do Paraná através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

As intervenções compreendem as rodovias dos municípios de Imbaú e Reserva (PR-160) e o Contorno Norte de Castro (PR-151 e PR-090). Também está em andamento a elaboração de um projeto de ampliação de capacidade e restauração da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira, no valor de R$ 3,5 milhões.

De acordo com o DER, as obras na PR-160 terão investimento de R$ 157 milhões com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). A previsão é de que os serviços iniciem no próximo ano e o prazo estimado para a conclusão da obra é de 24 meses a partir da assinatura da ordem de serviços.

Conforme o projeto, serão pavimentados pouco mais de 28 quilômetros de rodovia, além da implementação de dois contornos: um em Imbaú e outro no distrito de José Lacerda, que pertence a Reserva. O objetivo será promover o desvio do fluxo de caminhões que hoje trafegam pelos centros urbanos dos municípios.

O trecho em questão, segundo o projeto, tem início no quilômetro 238,4 da rodovia PR-160, na altura do entroncamento com a BR-376, em Imbaú, passa pelo distrito de José Lacerda e termina no km 266,5. Além da pavimentação e dois contornos, também está programada a construção da ponte sobre o Rio São Pedro, que corta a região.

Contorno de Castro

Também está sendo licitada a implantação do Contorno Norte de Castro, ligando as rodovias PR-151 e PR-090, com um investimento de R$ 78,9 milhões com financiamento do BID. De acordo com o DER, o contrato deve ser assinado em breve, com a mobilização do canteiro iniciando ainda este ano, e máquinas no trecho em 2021. A previsão de entrega também será de 24 meses a partir da assinatura da Ordem de Serviços.

As intervenções contemplam a construção de um viaduto sobre a PR-151 e uma ponte sobre o rio Iapó, que corta a região, além da implantação de 15 quilômetros do Contorno. Conforme o projeto, haverá três interseções com vias já existentes na região. A primeira delas trata-se do viaduto sobre a PR-151, que terá 27 metros de extensão.

A segunda será uma interseção em nível, a partir de uma rotatória alongada, que dará acesso à cooperativa Castrolanda. Por fim, a terceira interseção foi projetada também em nível, já no entroncamento com a PR-090.

O objetivo é desviar o fluxo de caminhões que hoje trafegam pelo centro urbano do município e a integração entre os dois distritos industriais. O DER destaca que as obras vão possibilitar ainda a redução do tempo de viagem, redução do custo operacional dos veículos, facilidade do escoamento da produção e melhoria do acesso às indústrias.

“O principal objetivo do DER/PR é melhorar cada vez mais as condições de segurança do sistema rodoviário estadual, preservando vidas. Estas obras e serviços de conservação também melhoram as condições de conforto dos usuários e garantem o desenvolvimento dos municípios. O conjunto das ações do DER/PR visa contribuir na visão de consolidar o Paraná como hub logístico da América do Sul”, destacou o órgão através de nota.

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